Laboratório Multiuso da Unilab recebe R$ 400 mil de investimento

Data de publicação  08/06/2018, 14:43

Sala fria agrupa equipamentos que necessitam de refrigeração contínua.

A Unilab recebeu mais de 400 mil reais, como investimento inicial, adquiridos através do Pregão Eletrônico n.º 30/2015, destinado à aquisição de diversos equipamentos a fim de atender às necessidades do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen). Os equipamentos fazem parte do Laboratório Multiuso, instalados na “Sala Fria”, dispondo de uma infraestrutura especializada para alocação de equipamentos de médio à grande porte, que necessitam permanecer em sala com refrigeração ininterrupta.
Segundo a diretoria do Icen e presidente do Núcleo Gestor dos Laboratórios (Nulab), setor responsável pela instalação do novo laboratório, Lívia Paulia, a Sala Fria tem ultrafreezers (-80°C), centrífugas refrigeradas e liofilizadores de última geração, os quais são responsáveis pela conservação, desidratação, congelamento e purificação de amostras biológicas e não biológicas, podendo ser utilizados em pesquisas científicas e aulas práticas nas áreas de Biologia Molecular, Zoologia, Ciências da Saúde, Química, entre outras.

Novos instrumentos laboratoriais do Nulab/Icen/Unilab

“Visando minimizar custos pela Unilab com instalação de inúmeras outras salas com ar refrigerado de necessidade contínua, a nova sala do Nulab foi idealizada para agrupar os equipamentos que serão utilizados no preparo de amostras”, declara Lívia Paulia.
O Icen está viabilizando a próxima etapa de aquisição para a instalação de outra sala, a que vai agrupar os instrumentos que necessitam de temperaturas elevadas para manuseios de suas amostras (Sala Quente).
Os laboratórios multiusos, segunda a presidente do Nulab, vão estar disponíveis a todos os pesquisadores de diferentes áreas de pesquisas da Unilab ou a qualquer parceiros que necessite fazer uso destes equipamentos sofisticados de manipulação de amostras e desenvolvimento de pesquisas.
Funcionamento
A Sala Fria é localizada na sala n°105 D, do Campus das Auroras, em Redenção/CE. Está disponível para todos os institutos que necessitarem da utilização desses equipamentos, sendo necessário o cadastramento prévio e agendamento dos equipamentos, com pelo menos 7 dias de antecedência. Para agendamentos deve-se contactar os técnicos de laboratório do Icen pelo email (nulab@unilab.edu.br).