Inscrições abertas para seleção de estudantes junto aos Programas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

Data de publicação  15/06/2018, 14:32

A Unilab, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), lança os editais nº 18, 19, 20 e 21/2018, diante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), que fazem parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Inscrições abertas até dia 25 deste mês.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Edital nº 18/2018

O presente edital faz a Seleção de Discentes Brasileiros e Estrangeiros dos Cursos Licenciaturas da Unilab, para atuarem como bolsistas de Iniciação à Docência (ID) nas componentes dos cursos do Ceará (Física, Matemática, Biologia, Química, História, Língua Portuguesa, Pedagogia, Sociologia) e da Bahia (Pedagogia, História, Língua Portuguesa e Sociologia). O presente Edital está em conformidade com o Projeto Institucional e seus respectivos subprojetos (componentes) submetidos e aprovados no Edital Nº 07/2018/Capes.

Os interessados devem efetuar sua inscrição, exclusivamente de forma virtual no email indicado para componente de inscrição constante no Anexo III (cada curso), até o próximo dia 25 deste mês. Conforme cronograma, a homologação das inscrições será enviada no dia 26, exclusivamente para o e-mail indicado pelo candidato no requerimento de inscrição e resultado final poderá ser realizada no site da Unilab e/ou por email aos candidatos no dia 02 de julho.

As bolsas serão concedidas pelo MEC/CAPES e terão duração máxima de 18 (dezoito) meses, limitada à vigência do Projeto. O valor mensal, individual, será de R$ 400.

Edital nº 19/2018

O objetivo deste edital é a Seleção de Professores/as da Rede Estadual e Municipal de Ensino Fundamental e Médio para atuarem como Supervisores/as nos Subprojetos do Pibid/Capes/Unilab nos cursos do Ceará (Física, Matemática, Biologia, Química, História, Língua Portuguesa, Pedagogia, Sociologia) e da Bahia (Pedagogia, História, Língua Portuguesa e Sociologia).

As inscrições ocorrerão até o próximo dia 25, exclusivamente de forma virtual no e-mail indicado no anexo III deste edital (emails específicos de cada curso). As bolsas serão concedidas pelo MEC/Capes e terão duração máxima de 18 meses. O valor mensal, individual, será de R$ 765.

O Programa de Residência Pedagógica (PRP)

Edital nº 20/2018

Este edital realiza a seleção de estudantes, brasileiros ou estrangeiros, para composição de banco de dados para bolsas do Programa Residência Pedagógica (PRP), nos subprojetos vinculados aos cursos de licenciatura ofertados pela Unilab.

O presente Edital está em conformidade com o Projeto Institucional e seus respectivos
subprojetos, considerando as orientações postas no Edital nº 6/2018/Capes e condicionado à aprovação por esta agência de fomento.

Serão oferecidas, ao todo, 168 vagas para cadastro de reservas de estudantes residentes bolsistas e 42 vagas para estudantes residentes voluntários, nos subprojetos (Interdisciplinar – Física e Matemática; Interdisciplinar – Química e Biologia; Letras – Ceará e Bahia; História – Ceará; Pedagogia e Sociologia).

As inscrições ocorrerão até o próximo dia 25, exclusivamente de forma virtual nos emails específicos de cada curso.

As bolsas serão concedidas pelo MEC/Capes e terão a duração máxima de 18 meses. Sua concessão será coincidente com o período de vigência do instrumento firmado entre a IES e a Capes para a formalização do fomento previsto no Edital no 06/2018 – Capes, não sendo admitido, em qualquer hipótese, pagamento de bolsa após o encerramento dessa vigência. O valor individual previsto é de R$ 400.

Edital nº 21/2018

O objeto do presente Edital é a Seleção de Professores/as da Rede Estadual e Municipal de Ensino Fundamental e Médio para atuarem como Preceptores nos Subprojetos vinculados aos cursos de licenciatura ofertados pela Unilab.

As bolsas serão concedidas pelo MEC/Capes e terão duração máxima de 18 meses e limitada à vigência do Projeto. O valor mensal, individual, será de R$ 765. Serão ofertadas 39 bolsas para atender aos preceptores, Ceará e Bahia, nos planos de trabalho que atendam a Educação Infantil, Escolas de Ensino Fundamental e Escolas de Ensino Médio.

Outras informações na sessão Bolsas da Prograd.