Independência de Cabo Verde é celebrada com programação especial

Data de publicação  04/07/2018, 13:19

Em 5 de julho de 1975, Cabo Verde conquistou sua independência de Portugal. Para comemorar o 43º aniversário da proclamação, a Associação dos Estudantes Cabo-Verdianos da Unilab, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), preparou programação com palestra, mesa-redonda e exposição fotográfica nos dias 5 e 14 de julho.

A celebração da independência começa com abertura de exposição fotográfica, às 9h, no pátio administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE. Já a mesa de abertura ocorre às 15h30, no auditório administrativo do campus. Em seguida, haverá música acústica e, às 17h, mesa-redonda com os estudantes cabo-verdianos. Na ocasião, cada curso vai ter um representante discente cabo-verdiano para falar dos seus desafios enquanto estudantes da Unilab e perspectivas de Cabo Verde no âmbito educacional, abordando temas como mercado de trabalho, o que deve ser melhorado em relação à sua área de estudo e o que de novidade ou de que forma pode-se contribuir para essa mudança, entre outros pontos.

Pela noite, haverá coffee break tipicamente cabo-verdiano e atividades culturais.

No dia 14 de julho ocorre ainda um momento de convívio da comunidade cabo-verdiana, no Hotel Pousada Gurguri, em Redenção, a partir das 10 horas.

“Considerada unanimemente pelos cidadãos cabo-verdianos a data maior, um marco importante e histórico para o arquipélago, nós, estudantes da Unilab, enquanto cidadãos cabo-verdianos, não deixaremos que esta data tão importante e memorável seja esquecida e passada despercebida”, declaram os membros da associação. A intenção é mostrar as riquezas de Cabo Verde e também homenagear os estudantes cabo-verdianos que já concluíram os estudos na Unilab.