Unilab terá ações do Julho Amarelo, voltadas à prevenção e controle das hepatites virais

Data de publicação  19/07/2018, 13:28

Nos dias 23, 24 e 25 de julho, a Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante (Coase/Propae) promoverá a ação Julho Amarelo, em alusão à Campanha Nacional do Ministério da Saúde, que tem por objetivo sensibilizar a população para a prevenção e controle das hepatites virais. Na oportunidade, serão oferecidos à comunidade acadêmica (estudantes, servidores e terceirizados) testes de triagem rápida para hepatites virais (B e C), sífilis e HIV. A ação conta ainda com o apoio do Setor de Atenção Psicossocial (Satepsi/Propae).

As hepatites virais são doenças silenciosas. Na maioria dos casos, os sintomas não aparecem e, quando ocorrem, pode ser um sinal de que a doença está na fase crônica. Os sintomas mais comuns são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A sífilis é transmitida por via sexual ou de mãe para o filho, sendo passível de cura quando identificada precocemente. O HIV é o vírus responsável pela ocorrência da Aids (também chamada de Sida).

Durante a ação, haverá, ainda, distribuição de preservativos e aconselhamento sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, sendo este um momento oportuno para esclarecimento de dúvidas sobre o tema.

Como funciona a testagem rápida?

Testes rápidos são utilizados para a triagem da infecção pelos vírus das hepatites (B e C) e do HIV. São realizados individualmente, após orientações fornecidas por um enfermeiro, e os resultados são disponibilizados em até 30 minutos.

É garantido ao participante o sigilo total de seus resultados. Não é necessário jejum ou qualquer preparo específico para a realização dos exames.

Agende-se

– 23 e 25 de julho: Bloco Didático do Campus da Liberdade, das 9h às 11h30 e das 12h30 às 15h30.
– 24 de julho: Ambulatório do Campus dos Palmares, das 09h às 11h30 e das 12h30 às 15h30.

Atenção: Devido à indisponibilidade de salas, a ação não será realizada no Campus das Auroras neste momento. Convidamos os alunos deste campus a comparecerem à Liberdade ou ao Palmares para participar na ação.

Importante:
Serão distribuídas quantidades fixas de fichas em cada turno da ação. Organize-se! Chegue cedo ao evento e garanta a sua!

Não perca a oportunidade de verificar sua situação vacinal. Traga o seu cartão de vacinação no dia do evento. A vacina é a forma mais eficaz de proteção!