Nota da Reitoria

Data de publicação  01/08/2018, 14:00

Sobre o contexto atual dos egressos de Humanidades e ingressantes nos cursos das terminalidades na Bahia e Ceará

Nesta terça-feira, 31, ocorreu nova reunião entre a Administração Superior da Unilab e lideranças estudantis para negociações. As partes chegaram a um acordo que culmina na desocupação da Reitoria e do Campus dos Malês e na concessão de auxílios emergenciais a um grupo de estudantes que ficaram legalmente impossibilitados de receber o repasse financeiro do Programa de Assistência ao Estudante (PAES), devido a interrupção de vínculo com a instituição na transição do 1º para o 2º ciclo do Curso de Humanidades (veja notas anteriores Nota 25.07.18 e Nota 28.07.18).

Desde o primeiro encontro, realizado em 13/07, vem sendo buscado o diálogo para solucionar a situação dos estudantes na transição dos ciclos, sendo acordado a formação de uma comissão que construirá propostas. Além disso, a reinserção desses discentes no PAES se encontra em curso.

Como resultado desta última reunião, foi estipulado:

1. Dois auxílios emergenciais serão repassados, em parcelas, ao longo do mês de agosto;
  2. Um benefício adicional será repassado em setembro para aqueles discentes que possuem perfil de atendimento com auxílio moradia e alimentação;
  3. Os discentes que fizerem jus aos benefícios cumprirão etapa documental junto à Coordenação de Políticas Estudantis (COEST/PROPAE) e passarão por análise individual;
  4. A desocupação das dependências administrativas.
  5. Será mantida a liberação destes estudantes para uso do Restaurante Universitário até a data do primeiro repasse.

Destacamos que a Unilab, compromissada com valores humanitários, não tem qualquer intenção ou justificativa para negar políticas institucionais. Não houve corte, atrasos ou perda de auxílios em 2018. Os esforços da Administração Superior foram conduzidos no sentido de viabilizar uma solução dentro dos trâmites legais para apoiar a permanência desses estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Redenção, 1 de agosto de 2018

A Reitoria