Grupo de estudos discute a obra “Discurso e Mudança Social”, de Norman Fairclough

Data de publicação  08/08/2018, 16:09

Na próxima quarta-feira (15), a partir das 15h30, terão início os encontros do Grupo de Estudos Críticos em Discurso e Sociedade (ATMOS), coordenado pelas professoras Maria Leidiane Tavares e Ana Paula Rabelo, do curso de Letras da Unilab. As atividades acontecem na Sala 2 do Bloco Didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Ao longo do semestre 2018.1, o grupo discutirá, capítulo a capítulo, a obra “Discurso e Mudança Social”, de Norman Fairclough. O trabalho faz uma introdução crítica à análise do discurso praticada nas mais diversas disciplinas, desde a linguística e a sociolinguística até os estudos culturais e sociológicos.

O grupo ATMOS tem como público-alvo a comunidade universitária em geral e aqueles que se interessam pelos estudos críticos do discurso, discentes dos cursos de Letras e do Bacharelado em Humanidades e suas terminalidades da Unilab. Além disso, alunos de Letras, Artes e Ciências Humanas de outras universidades e demais interessados.

Confira o cronograma dos encontros programados para o semestre 2018.1:

15/08 – Capítulo 1: “Abordagens da Análise do Discurso” – mediação: Profª. Ana Paula Rabelo

29/08 – Capítulo 2: “Michel Foucault e a Análise do Discurso” – mediação: Profª. Maria Leidiane Tavares

12/09 – Capítulo 3: “Teoria Social do Discurso” – mediação: Profª. Ana Paula Rabelo

26/09 – Capítulos 4 e 5: “Intertextualidade” e “Análise textual: a construção das relações sociais e do ‘eu’” – mediação: Profª. Maria Leidiane Tavares

10/10 – Capítulo 6: “Análise textual: a construção da realidade social” – mediação Profª. Ana Paula Rabelo

24/10 – Capítulo 7: “Discurso e mudança social nas sociedades contemporâneas” – mediação: Profª. Maria Leidiane Tavares

07/11 – Capítulo 8: “A prática da análise de discurso” – mediação: Profª. Ana Paula Rabelo.

Para outras informações, entrar em contato com o grupo pelo e-mail: atmos.unilab@gmail.com