Sesc oferta 40 vagas para Unilab em II Seminário Povos do Mar “Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas”

Data de publicação  20/08/2018, 10:50

O povo indígena de Aquiraz participa do Encontro Herança Nativa promovido pelo Sesc (Foto: Divulgação).

O Serviço Social do Comércio (Sesc Ceará) promove o “VII Encontro Sesc Povos do Mar: Socialização das práticas e saberes das comunidades litorâneas”, que ocorrerá de 22 a 26 de agosto, na Colônia Ecológica Sesc Iparana, em Caucaia/CE.

Na programação, ocorre também o II Seminário Sesc Povos do Mar “Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas”, com 40 vagas para estudantes da Unilab, a partir de articulação do Sesc com a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex). O seminário será realizado de 22 a 24 de agosto, nos turnos vespertino e noturno, e os discentes poderão participar de outras programações do Encontro Sesc Povos do Mar, nos intervalos do seminário. Inscreva-se neste formulário.

No último dia do seminário haverá apresentação do grupo Vozes D’África. Os discentes têm direito a lanche e certificação de 30h emitida pelo Sesc/CE. Veja programação do seminário.

A parceria entre Sesc e Unilab surgiu a partir da “relevância do trabalho que esta IES [instituição de ensino superior] vem desenvolvendo junto a alunos/as que são naturais de diversos países banhados pelo mar, assim como seu corpo docente”, ressaltam os organizadores.

Encontro Sesc Povos do Mar

O Encontro Sesc Povos do Mar objetiva socializar as práticas e os saberes das comunidades e povos litorâneos, na perspectiva da ressignificação das identidades culturais e territoriais das populações costeiras, onde as práticas lúdicas, os imaginários, ofícios e artesanias são vivenciadas e sociabilizadas.

Esta 8ª edição do Encontro reunirá representantes de 170 comunidades tradicionais distribuídas em 21 municípios do Estado do Ceará, contando com a participação de pescadores (as), marisqueiras, artesãos(ãs), povos indígenas e quilombolas, que compartilham suas experiências e memórias, por meio de rodas de conversas, trilhas, oficinas, vivências, apresentações artísticas tradicionais e da feira de artesanato e produtos naturais.

Já o Encontro Sesc Herança Nativa representa um importante desdobramento do Encontro Sesc Povos do Mar e visa a valorização das identidades dos Povos e coletivos que formam a multiplicidade das culturas de tradição oral no Ceará, através de uma programação balizada nas formas de ser e nas expressões culturais dos Povos originários e coletivos comunitários dos Sertões e serras cearenses, conta com a participação de 14 Povos Indígenas, Povos Ciganos, Comunidades Sertanejas e Serranas, representando 21 municípios cearenses.

Adaptado da página do Sesc Ceará