Lançamento da nova plataforma do Unilab em Números acontece próxima terça (28)

Data de publicação  24/08/2018, 10:01

Na próxima terça-feira (28), às 9h, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), através da Coordenação de Planejamento (Coplan), apresentará a nova plataforma do “Unilab em Números”.

A nova ferramenta de apresentação vem sendo desenvolvida pela equipe do Serviço de Avaliação Institucional (SAI/Coplan/Proplan), desde junho de 2018, utilizando-se do software Microsoft Power BIInicialmente serão disponibilizadas as séries históricas da graduação, pós-graduação, pesquisa bem como dados referentes à gestão de pessoas e infraestrutura. As demais áreas serão adicionadas e atualizadas progressivamente.

O Unilab em Números é uma ferramenta que apresenta um conjunto de dados da instituição relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e administrativo, e tem como objetivo contribuir com o esforço institucional de ampliar a transparência e subsidiar a gestão com informações que auxiliem nas tomadas de decisões.

A equipe responsável pelo projeto: Alexandre Cunha, Raphael Melo e Célio Santos

Conforme informou o coordenador da Coplan/Proplan, Célio Santos, após a implementação do SAI/Coplan e delimitação das competências, percebeu-se a necessidade de adaptação das demandas institucionais da Unilab às legislações, quanto a apresentação de dados institucionais, considerando que a existente ainda é estática, possibilitando algumas possíveis desatualizações. “A nova plataforma, busca reformular a atual, com inclusão de novos dados a partir das demandas recebidas pelo órgãos, dispor de um histórico de dados até os atuais, adaptando-se às determinações das legislações pertinentes, assim como imposta pela Lei de Acesso à Informação (LAI) e outras leis federais”, esclareceu Célio Santos.

Após lançada a proposta da atualização aos demais setores envolvidos da Unilab, surgiu o interesses destes em dispôr os seus dados de atendimentos, acompanhamentos e execuções de demandas, a exemplo da Ouvidoria da instituição.

Para Raphael Melo, gerente do Serviço de Avaliação Institucional (SAI/Coplan/Proplan), o novo formato de apresentação vai facilitar o acesso e compreensão dos dados. “Aos que demandarem as informações apresentadas no Unilab em Números, será possível acessar os gráficos com os dados, de forma facilitada, dinâmica, conjunta e interativa, podendo ser visualizados individualmente, diante da demanda pré-definida”, esclareceu o técnico da SAI.

compartilhamento das informações será possível através da geração de um link de acesso e transferência via aplicativos, e-mails ou outras formas de comunicação, além de disponibilizar uma cópia para inclusão dos dados em textos, artigos ou qualquer outra publicação.

Alimentação da nova ferramenta

Os dados estatísticos que alimentam o banco de dados da ferramenta, no primeiro momento, são disponibilizados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), da Diretoria de Regulação, Indicadores Institucionais e Avaliação (DRIIA) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Estão sendo utilizados os quantitativos que foram encaminhados ao Ministério da Educação (MEC), fomentandos pelos Censos Educacionais (intervalo 2011-2016).