Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

VI Semana de Agricultura destaca a atuação do Agrônomo no mercado de trabalho

Data de publicação  29/08/2018, 11:54
Postagem Atualizada há 6 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

VI Semagri foi organizada e executada pelos estudantes do Curso de Agronomia da Unilab

A abertura da sexta edição da Semana de Agricultura do curso de Agronomia da Unilab (Semagri) ocorreu na última semana, dia 22, com a temática “Atuação do Agrônomo e o Dinamismo Profissional: Aplicações Práticas no Nordeste Brasileiro”. O evento contou com a organização e execução dos trabalhos pelos estudantes do Curso de Bacharelado em Agronomia e apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).

O evento trouxe, entre as atividades, palestras, minicursos, oficinas, rodas de conversa e visita técnica apresentadas aos inscritos, docentes e participantes convidados, objetivando a integração entre a universidade e a sociedade civil,  além de informar e promover o conhecimento específico acerca das diversas áreas de atuação do profissional de Agronomia, sejam elas no ensino, na pesquisa ou na extensão. Temas da Programação

Segundo a professora do IDR, Fernanda Schneider, a importância do evento está na “possibilidade de se perceberam como futuro profissionais”, enfatiza a docente que está ministrando, nesse semestre, as disciplinas de Economia Agrícola, Gestão de Atividade Agrícola e Práticas Agrícolas, relacionadas à comercialização, pluriatividade, com foco na etapa final da cadeia de produção.

Apresentação de trabalhos científicos focados na atuação mercadológica dos Agrônomos

Nesta edição as palestras e trabalhos foram abordandos, entre outros temas, o mercado de trabalho, com dados de pesquisas científicas apresentando a questão mercadológica da atuação de Agrônomo profissional, considerando a peculiaridade da formação deste profissional pela Unilab focados na Agroecologia (estudo da agropecuária em uma perspectiva ecológica que busca viabilizar a atividade econômica agrária e ao mesmo tempo preservar o meio-ambiente).

“Um dos eixo do curso é a formação do Agrônomo para que se torne uma liderança local, desenvolva o mercado, através da produção e apoio das famílias, atuando assim, como empreendedores. Eis a importância da execução deste evento realizado pelos próprios estudantes, com o perfil e a percepção deles”, enfatizou o coordenador do Curso de Agronomia, Lucas Luz.

Matéria relacionada: Semana de Agricultura do curso de Agronomia chega à sexta edição

 

Categorias