“Diálogo África-Brasil: políticas e suas interseccionalidades” é tema de evento da próxima terça-feira (4)

Data de publicação  30/08/2018, 10:01

Na próxima terça-feira (4), a Unilab vai receber o evento “Diálogo África-Brasil: políticas e suas interseccionalidades”. A atividade vai das 9h às 12h e das 18h30 às 21h30, no Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE. O evento tem o propósito de discutir os estudos e as pesquisas de cooperação técnica para o desenvolvimento entre África e Brasil.

Pela manhã, haverá a realização do Grupo de Trabalho e Discussão “Experiências de Pesquisa entre África e Brasil”. Para a atividade, os estudantes podem se inscrever para comunicação oral. A ação será coordenada pelo professor convidado Timóteo M’bunde, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pelos professores da Unilab Larissa Gabarra, Ricardo Teixeira e Fco. Vitor Macêdo.

Confira as normas para submissão de trabalhos e os modelos de resumo simples e resumo expandido.

À noite, é a vez da palestra e lançamento do livro “As políticas externas brasileira e chinesa para a Guiné-Bissau em abordagem comparada (1974-2014): cooperação sul-sul para o desenvolvimento”, de autoria do professor Timóteo M’bunde.

No livro, o autor discute a essência da política externa e sua relação com a cooperação internacional para o desenvolvimento, como forma de dar conta dos padrões distintos de política externa brasileira e chinesa, suscetíveis a despertar percepções diferentes em uma sociedade afetada por situações políticas e sociais que dificultam o fortalecimento do Estado e a própria inserção internacional.

O evento “Diálogo África-Brasil: políticas e suas interseccionalidades” é organizado pelo Programa de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH-Unilab), Grupo de Pesquisa África-Brasil, Grupo de Pesquisa África Contemporânea, Associação dos Estudantes Guineenses na Unilab (AEGU), Firkidja de nô Kampada e Celula Renaj Brasil.

Sobre o autor

De nacionalidade guineense, Timóteo Saba M’bundé possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Vila Velha, é mestre e doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade de Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Pesquisador membro do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO), Timóteo cursou e adquiriu diploma em cooperacion Sur-Sur y Triangular en América Latina pela Universidade Complutense de Madrid.

O professor atua nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, Teoria das Relações Internacionais, Política Externa, Política Internacional e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.