Proex convida comunidade acadêmica para espetáculo no Centro Cultural Banco do Nordeste

Data de publicação  03/09/2018, 10:52

Foto: Margareth Leite.

A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) da Unilab convida a comunidade acadêmica a assistir ao espetáculo “Nos tempos de Gungunhana (Moz)”, apresentado dias 5 e 6 de setembro, às 18h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), em Fortaleza.

Serão 40 vagas para cada um dos dias do espetáculo, com entrada subsidiada pelo CCBNB-Fortaleza, que funciona na Rua Conde D´Eu 560, Centro. Inscreva-se neste link. Haverá ônibus saindo do Campus da Liberdade, às 15 horas.

Haverá ainda uma palestra com os atores do espetáculo na quinta-feira (6), às 10h, no Auditório Didático de Liberdade, em Redenção/CE.

Sobre o espetáculo Nos Tempos de Gungunhanha – Klement Tsamba – Moçambique

Era duma vez um guerreiro da tribo tsonga chamado Umbangananamani, que fora em tempos casado com uma linda mulher da tribo Macua, de nome Malice. Não tiveram filhos. Mas tentaram muito. Este é o mote que dá início ao grande karingana ou conto tradicional sobre a vida de um simples guerreiro, mas que muito rapidamente se vai transformar numa sequência de outros pequenos karinganas que relatam aspectos curiosos ligados à vida na corte do rei Gungunhana, onde a crueldade e as mortes por vezes se misturam com o humor em cada karingana contado e cantado com a graça dos ritmos tradicionais de Moçambique. No entanto, este karingana não tem nada a ver com Gungunhana! Voltemos então à história: Karingana wa Karingana!

Ficha artística e técnica

Textos originais: Ungulani Ba Ka Khosa.
Criação/Interpretação: Klemente Tsamba.
Apoio/Assistência criativa: Filipa Figueiredo, Paulo Cintrão e Ricardo Karitsis.

Sobre o intérprete

Klemente Tsamba nasceu na Malhangalene (1974), um dos bairros mais criativos de Maputo, capital de Moçambique e, desde cedo, integrou vários projetos relacionados com artes performativas, tais como bandas de música tradicional, trupes de dança hip-hop e, mais tarde, grupos de teatro amador. Após ter participado no 1º curso de teatro comunitário promovido pelo PAND (Artistas Unidos da Finlândia e Teatro AGORA), é selecionado (2001) para integrar o projeto “Xtórias”, uma performance teatral baseada em contos tradicionais macondes e alentejanos, produzida pelo Arte Pública – Artes performativas de Beja (Portugal) e dirigida por Gisela Cañamero. Já trabalhando como ator profissional, Klement Tsamba conclui a licenciatura em Educação e Comunicação Multimédia (2009), e através da conjugação destas duas áreas passa a dedicar a sua criatividade a serviço de entidades relacionadas com a educação pela arte, através da promoção e monitoria de oficinas de criatividade para crianças e jovens.