Seminário discute o significado da África no Brasil, por meio de diálogos entre educação, cultura e luta por direitos

Data de publicação  03/09/2018, 12:58

Compartilhar, refletir, produzir e questionar conhecimentos sobre o continente africano e suas relações com a Diáspora são alguns dos objetivos do seminário, “Significado da África no Brasil: Diálogos entre Educação, Cultura e Luta por Direitos”.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa “África Contemporânea” da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), este Seminário segue com inscrições seguem abertas até o dia 30 de setembro e podem ser feitas, gratuitamente, pela internet por meio deste link. Já quem deseja participar apenas como ouvinte poderá se inscrever até o dia 31 de outubro.

O evento será realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT) em Salvador, Bahia, de 6 a 9 de novembro, e contará com conferências, mesas redondas, rodas de conversa, oficinas criativas e apresentações culturais.

O Seminário vai reunir produtores e grupos culturais que dialogam com as matrizes africanas na Bahia e no Brasil, pesquisadores e estudantes universitários, educadores e gestores municipais e estaduais, e ativistas das áreas da educação, da cultura e do patrimônio.

“Desta forma, o Seminário estará possibilitando o diálogo entre diversos públicos interessados no conhecimento sobre o continente africano e suas ligações com a Diáspora, e é uma excelente oportunidade para uma reflexão crítica e coletiva sobre o significado da África no Brasil, no quadro da luta contra o racismo”, explica os organizadores do evento.

Diante da relevância do tema e das discussões, a  Unilab, universidade federal criada em 2010 para promover e aprofundar o intercâmbio acadêmico entre o Brasil e a África, convida a todos os interessados nos campos da arte, da produção cultural, da educação dentro e fora da escola, assim como pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Brasil a participar deste Seminário.

Mais informações clique aqui.