Aula Aberta debate o filme sobre nazismo “Mephisto”

Data de publicação  05/09/2018, 10:06

Na próxima quinta-feira (6), o Bacharelado em Humanidades vai realizar a Aula Aberta – Filme e Debate sobre o longa “Mephisto”, de István Szabó. A ideia é discutir o nazismo baseado no livro “Fausto”, de Goethe.

A atividade acontece no Bloco II, Sala 303, da Unidade Acadêmica dos Palmares, das 18h30 às 22h. O objetivo da aula é debater o significado da obra “Fausto” para a compreensão da modernidade, tendo como plano de fundo a emergência do Nazismo.

“No filme, podemos enxergar como as experiências e significados sociais, culturais, políticos, por exemplo, mudam segundo a lógica do Estado e do capital”, explica o professor Sebastião André, da disciplina Experiência, Prática e Significado.

Sinopse de Mephisto

Alemanha, 1930. Hendrik Höfgen (Klaus Maria Brandauer) é um ambicioso ator que não se interessa por política, dedicando-se somente à carreira. Porém, quando os nazistas começam a tomar o poder, ele aproveita a oportunidade para interpretar peças de propaganda nazista para o Reich, e logo acaba se transformando no mais popular ator da Alemanha.

Consumido pela fama, Hendrik precisa sobreviver em um mundo onde a ideologia do mal é seu pior pesadelo e o verdadeiro preço da alma de um homem se transforma na medida mais desprezível de todas.