Nuase promove Semana Branca de Odontologia

Data de publicação  10/09/2018, 11:52

De 24 a 28 de setembro, o Núcleo de Assistência à Saúde do Estudante (Nuase/Coase/Propae) vai promover a ação “Semana Branca da Odontologia – Unilab”, em alusão à Semana Branca, contemplada pela Lei Municipal de Fortaleza nº 10.666, de 16 de janeiro de 2018.

Na Unilab, serão realizadas palestras educativas para a comunidade acadêmica, com os temas cárie dentária, periodontite, câncer bucal e má oclusão. Além disso, serão prestados esclarecimentos sobre o fluxo de atendimento odontológico na Unilab e será oferecida aplicação tópica de flúor para aqueles que levarem suas escovas dentárias.

No dia 24, pela manhã, as atividades têm início no Auditório do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, das 9h às 11h. À tarde, a Semana Branca acontece na Sala 108 do Bloco C do Campus das Auroras, também em Redenção, de 13h30 às 15h30.

Já no dia 28, as atividades ocorrerão na Sala 2 do Bloco I da Unidade Acadêmica dos Palmares, de 9h às 11h.

Os locais disponibilizados para a campanha possuem limitação de lugares/assentos. “Organize-se! Chegue cedo e garanta a sua vaga”, sugere a organização, que alerta que a presença no evento não vincula atendimento clínico. Maiores esclarecimentos sobre a marcação de consulta odontológica serão prestados ao final da palestra.

Como funciona a aplicação tópica de flúor?

A aplicação tópica de flúor é um procedimento de rotina nos consultórios dentários e nas ações coletivas de saúde bucal e, associada a outras técnicas preventivas, mostra-se eficaz no controle/redução dos índices de cárie. Pode ser realizada individualmente ou em grupo, sempre com supervisão de um profissional da área da saúde bucal.

A equipe do Nuase ressalta que, preferencialmente, aqueles que desejarem participar da aplicação devem ter escovado os dentes e não ter se alimentado após a higienização. Além disso, devem se abster da alimentação por 30 minutos após a aplicação do flúor.