Segunda fase de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) se inicia nesta terça (18)
A partir desta terça-feira (18), a segunda etapa de implementação dos processos eletrônicos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) estará disponível para os usuários no Portal da Unilab, utilizando-se do mesmo login e senha do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) da instituição.
Segundo a Comissão de Implantação do Processo Eletrônico de Informações (Cipe), vinculada à Pró-Reitoria de Administração (Proad), a segunda etapa inclui novos processos administrativos no módulo de protocolo no Sistema, que vem sendo feita de forma gradativa, para um melhor acompanhamento e adaptação dos usuários.
A primeira etapa teve início em março de 2018 com a inclusão do processos eletrônicos referente aos processos de solicitação de diárias e passagens em virtude de afastamentos no Brasil para Servidores, Servidores Convidados, Servidores de outro Poder ou Esfera (SEPE) e Colaboradores Eventuais (Sem vínculo direto com a Administração) serão realizados mediante processo eletrônico no SEI, conforme os Memorandos Circulares Nº 57/2018 e 58/2018, da Pró-Reitoria de Administração (Proad).
Segunda etapa
As inclusões atenderão à demandas da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), como: Alteração Cadastral; Alteração de Conta Salário; Auxílio Saúde; Auxílio Transporte (Base de Conhecimento); Cadastro de Dependentes; Inclusão de Conta Corrente para Outras Operações; Licença Paternidade (Base de Conhecimento); Requerimento de Documentos Diversos; Requerimento de Fichas Financeiras; Declaração de Vínculo – Colaborador – Terceirizado, entre outros.
Outras demandas, com necessidade de procedimentos eletrônicos, envolvem também os da Direção dos Sistemas de Biblioteca (Dsibiuni); do Setor de Acessibilidade (Seace), vinculado à Coordenação de Acessibilidade (Coase/Propae), além das solicitações de Atendimento da Assessoria de Comunicação (Assecom/Unilab) e a necessidade de Cobertura de Eventos.
Treinamentos
A Cipe dá continuidade aos treinamentos presenciais destinados aos servidores facilitadores – gestores e representantes das unidades que participaram do curso de Mapeamento de Processos para utilização do Sistema Eletrônico de Informação (SEI Usar) para disseminar o sistema e proporcionar atividades práticas para fixar sua operacionalização. A última turma capacitada pela Cipe teve a ministração realizada nos dias 13 e 14 de setembro.
O usuário poderá acessar o curso na íntegra ou verificar atividades específicas. Tais atividades podem ser acessadas a qualquer tempo não exigindo inscrição prévia.
CLIQUE AQUI para acessar o curso formato EaD produzido pela ENAP.
CLIQUE AQUI para acessar vídeo-aulas produzidas pela ENAP.
Sobre o SEI
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico.
O SEI é uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos e documentos, permitindo atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades.
A Unilab passará a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em substituição ao Módulo de Protocolo do Sistema de Protocolo Unilab (Sipac), tendo a perspectiva de “virada de chave” (implantação completa de todos os processos da Universidade) ainda este ano. Essa ação está pautada no Decreto nº 8.539 de 08 de outubro de 2015.