Projeto de Extensão “Um tesouro chamado Nordeste” promove atividades dias 26 e 28

Data de publicação  22/09/2018, 10:26

O Projeto de Extensão “Um tesouro chamado Nordeste”, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), bem como a colaboração da Unilab Cultural (Maciço das Artes), vai promover dois eventos culturais ainda neste mês de setembro.

O primeiro evento acontece na próxima quarta-feira (26), às 14h, no pátio do Campus da Liberdade, em Redenção/CE. A oficina conta com a participação dos artistas populares Lúcio Alves e Rafael Brito, com o show Lítero-Musical “Banda Padois: Rabeca e Pandeiro” e a realização da Oficina de Dança Coco, ministrada pelo Grupo Coco do Iguape de Aquiraz/CE. Os interessados devem preencher o Formulário Eletrônico para efetuar sua inscrição na Oficina de Dança Coco.

A oficina “Dança Coco da Praia do Iguape” atravessa gerações tradição passada de pai para filho heranças de seus antepassados. A dança é envolvida pelo som do carrom com seu sapateado. Seus integrantes são pescadores e suas roupas são rústicas pintadas na mata. Sua tinta é extraída da casca do cajueiro mantendo a tradição e sua originalidade, pois assim representamos nosso povo que tanto nos orgulha, nossas enroladas são raízes trazidas de longe e sua letra conta a vida do nosso cotidiano. Nossa missão é manter e repassar para os mais novos nossa cultura.

No dia 28, próxima sexta-feira, o segundo evento, a “Oficina de Ritmos do Maracatú”, ministrada pelo representante Hugo Costa integrante do grupo Maracatú Nação Picivai acontecer na sala 04, no bloco didático, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE. As inscrições são recebidas pelo Formulário Eletrônico.

O show lítero-musical “Banda Padois: Rabeca e Pandeiro”, traz ao público uma releitura de ritmos populares de festas e brinquedos populares do interior do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia, tendo como base principal o “Cavalo-Marinho”, festa popular da Zona da Mata Norte, Interior de Pernambuco, onde o instrumento melódico principal é a Rabeca e a marcação do ritmo é feita.

Projeto “Um tesouro chamado Nordeste: a arte do saber popular, da criação ao espetáculo

O projeto, vinculado à Pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura (Proex/Unilab), consiste na iniciativa da promoção de atividades artísticas e culturais para a comunidade acadêmica e externa à universidade, abordando, especificamente, a literatura e a cultura nordestina. Além de pôr em destaque para a comunidade acadêmica e externa à Unilab, um olhar sobre a cultura teatral e literária popular do nordeste.