“Igualdade na educação em tempos de intolerância” é tema do próximo Café com Letras

Data de publicação  25/09/2018, 08:30

O Café com Letras desta quinta-feira (27) traz como tema a “Igualdade na educação em tempos de intolerância”. A atividade acontece no Auditório Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, e tem início às 16h30.

A palestra pretende discutir questões como discurso de ódio, racismo, machismo, misoginia, xenofobia, LGBTfobia e outras formas de violência, considerando, principalmente, a situação da escola, da intolerância religiosa e do racismo. A palestra será ministrada pelo professor Patrício Carneiro Araújo.

“Nosso ponto de partida será o livro ‘Entre ataques e atabaques: intolerância religiosa e racismo nas escolas’ (ARAÚJO, 2017). Porém, mesmo partindo do livro, a ideia é que possamos ir além dele, considerando, inclusive, uma análise de conjuntura na qual possamos discutir, entre outras coisas, o potencial da escrita para a desconstrução das desigualdades nas diferentes esferas da vida social no Brasil atual”, antecipa o professor Patrício carneiro.

Sobre o palestrante

Doutor e mestre em Ciências Sociais (Antropologia), Patrício Carneiro Araújo é graduado em História, professor de Antropologia na Unilab, e autor de “Entre ataques e atabaques: intolerância religiosa e racismo nas escolas” (2017) e “Segredos do poder: hierarquia e autoridade no candomblé” (2018), entre outros escritos sobre racismo, relações étnico-raciais, cultura afro-brasileira, educação e temáticas relativas.