“Tecendo redes de cultura com rendas, retalhos e bordados” é tema do pré-lançamento do I Festmoda Maciço que acontece hoje (terça, 25)

Data de publicação  25/09/2018, 09:53

A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), promotora do Projeto Grife Algodão na Flor como fomentadora do Fundo de Participação Solidária da Rede de Arte, Cultura e Agricultura Familiar (Racaf), realiza a primeira edição do Festival de Arte em Moda do Território Maciço de Baturité (Festmoda Maciço), que acontecerá em novembro, entre os dias 15 a 18, no Centro Histórico de Guaramiranga/CE.

O pré-lançamento do Festmoda Maciço: “Tecendo redes de Cultura com Rendas, Retalhos e Bordados”, acontece hoje (terça-feira, 25), no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redeção/CE, a partir das 17h. Na ocasião, se apresentado um desfile de algumas peças da coleção a ser lançada no Festival, pertencente a grife Algodão na Flor, além da escolha/seleção dos grupos culturais africanos que participarão do Festival em novembro e o lançamento oficial do Site do Festival.

De acordo com a coordenação do evento, o I Festival de Arte em Moda do Território Maciço de Baturité surge como expressão da Racaf, idealizado pela Intesol/Unilab por ocasião do projeto “Grife Algodão na Flor”. Pretende ser um espaço onde a educação, cultura e economia solidária e a relação do território com as áfricas seja visibilizada através, especialmente, das ações educativas integradas como palestra, oficinas, citytur e rodas de saberes que estarão acontecendo dentro da sua programação como as rodas de Arte e Cultura, Gastronomia, Agricultura Familiar, Moda e Artesanato.

Confira a programação completa no site do Festmoda Maciço.

Em Guaramiranga/CE, de 15 a 18 de novembro, a abertura do evento será com um jantar cultural onde serão oferecidos pratos regionais dos países parceiros da Unilab, trazendo o debate sobre a segurança alimentar e a cultura e ainda a realização de uma palestra sobre “modismo, produção e consumo consciente” onde se fará um apanhado teórico e prático enfatizando o que consumimos como produzimos e qual o diferencial de valor para nossas vidas e o meio ambiente.

Para participação no jantar, palestra magna, oficinas, rodas de comercialização e outras atividades diversificadas serão abertas inscrições com vagas limitadas no sentido de mobilizar recurso para consolidação do Fundo de Participação Solidária. As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no site do Festmoda Maciço, até 10 de novembro de 2018. Siga o Instagram (@festmodamacico).

Outras informações, na Intesol, Av. da Abolição Nº 03, Redenção/CE, pelo telefone (85) 33321389, ou envio de email (festivalgrifealgodaonaflor.intesol@unilab.edu.br).