Instituto de Educação a Distância vai ofertar cinco novos cursos com 1000 vagas em EAD

Data de publicação  11/10/2018, 15:14

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), através da coordenação do Instituto de Educação a Distância (IEAD), obteve este mês de outubro/2018, a aprovação de  1000 vagas que serão ofertadas nos cinco novos cursos de especialização na modalidade a distância abrangendo, conforme o Edital nº 5/2018, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na primeira fase da aprovação do edital, o IEAD/Unilab vai ofertar 500 novas vagas para os cursos de especialização em Saúde da Família e Gestão em Saúde, com ingresso ainda no mês corrente, para os polos do Ceará: Aracoiaba, Caucaia, Maracanaú, Mauriti, Oros, Redenção e São Francisco do Conde, no Campus dos Malês, na Bahia.

Entre as novas ofertas de temas com 150 vagas, aprovados na segunda fase do Edital da Capes, teremos: Gênero, diversidade e direitos humanos; Literaturas africanas de língua portuguesa; Metodologias interdisciplinares e interculturais para o ensino fundamental e médio, com início em 2019, que vai atender aos polos do Ceará (Aracoiaba, Caucaia, Canindé, Boa Viagem, Itarema, Madalena, Redenção) e no polo do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.

Educação a Distância em Números

A Unilab tem em seu pilar de atuação, as ações de interiorização e internacionalização dos saberes nos estados do Ceará e Bahia, a partir de acordos de cooperação técnica para a realização de cursos na modalidade a distância (EAD), coordenados pelo Instituto de Educação a Distância (IEAD).

Segundo o IEAD, a universidade tem um total de 2057 alunos ativos na modalidade a distância, distribuídos em seis cursos: um bacharelado e 5 especializações lato-sensu, ofertados pela instituição nos polos do Ceará e da Bahia.

Ao final de 2018 teremos acordos para ofertas de cursos EAD pela Unilab nos 16 polos de cooperação em EAD. No Ceará: Aracoiaba, Boa Viagem, Canindé, Caucaia, Fortaleza, ItaremaLimoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Mauriti, Orós, Piquet Carneiro, Redenção. Na Bahia o polo fica na cidade de São Francisco do Conde.

Os cursos atuais e os novos aprovados no Edital Capes nº 05/2018 são mantidos pelo modelo de cogestão entre o Iead e os demais Institutos da Unilab. Para o futuro, o Iead está elaborando junto aos outros institutos da Unilab, uma oferta de cursos para os estudantes matriculados na Unilab, oriundo dos países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os cursos EAD, com total de 2057 alunos ativos, ofertados pela instituição são: Bacharelado: Administração Pública (693 estudantes, prazo de término 2022); Especialização: Gestão Pública (301 estudantes, prazo de término: Jan/2019); Gestão Pública Municipal (112 estudantes, prazo de término: Jan/19); Gestão em Saúde (351 estudantes, prazo de término: Jan/2019); Saúde da Família (389 estudantes, prazo de término: Jan/2019); Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos (211 estudantes, prazo de término: Jan/2019);

A Unilab apresenta em seu quadro de resultados na EAD, 1372 formados distribuídos nos cursos já mencionados. Totalizando 203 bacharéis em Administração Pública e certificou em cursos de especialização lato senso 1169 profissionais.

Segundo a diretora do Iead, Maria Cristiane Martins de Souza, a “contribuição do ensino a distância é notória na Unilab. As demandas da comunidade interna e externa sempre será pensada em todas as ações do instituto” afirma a gestora.

O planejamento do Iead visa ofertar novos cursos na modalidade EAD, em parceria com outros institutos de diferentes cursos da universidade, especialmente a Graduação EAD e a Especialização em Criação de Jogos, já com acordo de cooperação técnica firmado para o ensino de programação para crianças em idade escolar.