Bacharelado em Antropologia atinge nota 4 no Enade

Data de publicação  22/10/2018, 13:31

O Bacharelado em Antropologia da Unilab atingiu a nota 4 na avaliação mais recente do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A escala de avaliação vai de 0 a 5.

Além desse resultado, o curso recebeu nota 5 no Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

“A nota recebida pelo curso significa um importante indicativo da qualidade e compromeetimento do curso de Antropologia no processo de formação de profissionais calcados em uma formação teórica que trate da realidade brasileira, africana, timorense e da diáspora em geral”, declarou o coordenador do curso de Antropologia, professor Lailson Ferreira da Silva. Isso tudo “a partir das perspectivas afrocêntricas, pós-coloniais e plurais, que enfatizem os saberes locais, e os ditos subalternos e periféricos'”, completou.

Enade – prova aplicada pelo Ministério da Educação, para os alunos de cursos de ensino superior, o Enade avalia o rendimento dos concluintes, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

Os resultados do Enade são fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior.

IDD – Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, o IDD é um indicador que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Para isso, considera os desempenhos no Enade e no Enem.

Em linhas gerais, o IDD compara a nota do Enade com a nota do Enem para ver se houve ou não conhecimento agregado.