Encontro com a embaixadora Marcela Nicodemos acontece nesta sexta (26)

Data de publicação  24/10/2018, 10:29

O Campus dos Malês vai receber, nesta sexta-feira (26), a embaixadora Marcela Maria Nicodemos. Aberto a toda a comunidade, o evento tem início às 14h, no Auditório do campus, em São Francisco do Conde/BA.

O encontro tem como tema “O Papel das Nações Unidas na Promoção dos Direitos da Mulher: retórica ou realidade”. A atividade é organizada pelos alunos da extensão UnilabMun e do curso de Relações Internacionais, sob orientação e supervisão da professora Ísis Aparecida Conceição.

Sobre a palestrante

Natural de Petrópolis/RJ, Marcela M. Nicodemos é graduada em Direito pela Associação de Ensino Universitário do Distrito Federal. Diplomata, chegou a ser Ministra de Primeira Classe em 2012.

Entre as missões das quais participou, bem como cargos por ela ocupados, destacam-se: Chefe, Substituta, da Divisão do Mar, da Antártida e do Espaço (1994-95) e da Divisão das Nações Unidas (1995-97); Chefe da Divisão de Temas Sociais (1997); Conselheira na Missão junto à Organização das Nações Unidas (1997-2001); Conselheira e Encarregada de Negócios na Embaixada no Panamá (2001-04); Consulesa-Geral Adjunta no Consulado-Geral em Montreal (2004-06); Ministra-Conselheira e Encarregada de Negócios na Embaixada em Lima (2006-09); Embaixadora em Ierevan (2009); Embaixadora no Quênia; Embaixadora não-residente no Burundi, em Ruanda e em Uganda (2013-2017); além de representante do Brasil junto ao PNUMA e ao HABITAT, no mesmo período.

Marcela Nicodemos já foi agraciada com as seguintes condecorações nacionais: Ordem do Rio Branco, Comendador; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Santos Dumont; e Medalha Amigo da Marinha.

Desde maio deste ano, a embaixadora tem chefiado o Escritório do Itamaraty (MRE), em Salvador/BA.