“Inovação, Didática e Tecnologias em Educação” é tema de atividade integrada no Campus da Liberdade

Data de publicação  24/10/2018, 09:07

No último dia 9, uma atividade integrada discutiu a temática “Inovação, Didática e Tecnologias em Educação”. O evento aconteceu no Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

A atividade resultou de uma articulação feita durante o Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, realizado em Salvador, de 3 a 6 de setembro.

Naquela ocasião, os professores Miguel Dias, docente nas áreas de Inovação e Criatividade e vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Elcimar Martins, Elisangela André, Sinara Mota e Socorro Lucena, docentes de Didática, Estágio Supervisionado e Práticas Educativas, vinculados ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, apresentaram resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Unilab e, coletivamente, pensaram em uma atividade que discutisse uma temática comum aos docentes, qual seja, ensino, tecnologias e inovação educacional.

O evento contou com a participação de mais de 100 estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Biológicas, Física, Matemática e Bacharelado em Administração Pública.

O professor Miguel Dias conduziu a atividade, que abordou as seguintes temáticas: Tecnologia, Sociedade e Educação; Tecnologia na Educação: desafios e potencialidades; Recursos Digitais: conhecer, criar e avaliar; Qualidade de projetos públicos sobre tecnologias no ensino; Formação de professores: agenda para a mudança; Inovar com Apps e dispositivos móveis. Para o docente, “foi uma excelente oportunidade para troca de experiências entre os dois institutos e estreitamento de laços entre o corpo docente e discente”.

Na opinião do professor Elcimar Martins, “o evento se constituiu como um importante espaço-tempo de integração entre docentes e discentes de distintos cursos e institutos, oportunizando reflexões sobre desafios e possibilidades do uso das tecnologias aliadas ao ensino, revelando que o professor precisa de formação para utilizar pedagogicamente as tecnologias em suas aulas”.