Direito Internacional e Nova Lei de Migração são temas de ciclo de debates no Campus dos Malês

Data de publicação  01/11/2018, 16:34

Alfa Oumar Diallo, professor palestrante

Nas próximas terça e quarta-feira (6 e 7), o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, vai receber o ciclo de debates “Direito Internacional: Nova Lei de Migração e African@s no Brasil”. O evento é destinado a membros do Grupo de Pesquisa África-Brasil, servidores, docentes, TAEs, discentes e comunidade externa.

Para realizar a inscrição, é necessário enviar um e-mail para grupo.africabrasil@unilab.edu.br. Serão emitidos certificados de 2 horas para cada palestra.

“O ciclo de debates relaciona-se com a visita técnica do professor Alfa Oumar Diallo, da UFGD, junto aos docentes pesquisadores da Unilab, e visa a proporcionar trocas de experiências em torno de trabalhos acadêmicos e de ativismo voltados para refugiados e imigrantes africanos no Brasil”, explica a organização da atividade.

O encontro tem, ainda, o intuito de apresentar as possibilidades de se realizar estudos de pós-graduação na área de relações internacionais, fazer conhecer a nova Lei de Migração e refletir sobre os temas atuais do continente africano e do Brasil, no horizonte da especialidade do professor convidado.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Brasil-África e Latitudes Africanas, com o apoio da Associação de Estudos e Amigos da África (ASEA), Coletivo das Mulheres Africanas (CMA) e Instituto do Desenvolvimento da Diáspora África no Brasil (IDDAB).

Sobre o palestrante

Com graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Alfa Oumar Diallo é mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Alfa Oumar é pós-doutor em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, pela Universidade Católica de Louvain-La-Neuve, Bélgica. Atualmente é diretor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: África, tributação do comércio internacional, sustentabilidade, auto-determinação dos povos, cooperação Sul-Sul, cooperação Internacional para o desenvolvimento e relações internacionais.

Confira a programação do evento:

06 de novembro
10h-12h30: Trocas de experiencias acadêmicas e intercâmbios;
14h-16h: Conversa sobre Nova Lei de Migração

07 de novembro
10h-12h30: Grupo de trabalho para definir a agenda de pesquisa (para membros de grupo de pesquisa África-Brasil);
14h-16h: União Africana e Mercado Continental