Abertas inscrições para o II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico

Data de publicação  06/11/2018, 16:23

O II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico, que ocorre nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2019, já está com inscrições abertas. Ouvintes podem se inscrever até 20 de janeiro, enquanto a submissão de resumos para comunicação oral em simpósio temático, em primeira chamada, será até 2 de dezembro. A ficha de inscrição, que está na página do evento, deve ser enviada ao e-mail resumoencontrogef.unilab2019@gmail.com.

Com o tema “Funcionalismo: teoria, descrição e ensino”, o evento ocorre nos campi da Liberdade e das Auroras, em Redenção/CE, sendo organizado pelo Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

O II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico tem por objetivo proporcionar um espaço de diálogo entre professores, pesquisadores e estudantes que se interessam em investigar a língua sob o viés do paradigma Funcionalista.

O Funcionalismo se caracteriza por investigar a língua em uso, buscando compreender como os aspectos cognitivos e comunicativos envolvidos na comunicação humana condicionam a organização e o funcionamento das unidades linguísticas. Por possibilitar uma visão mais ampla e integradora da linguagem, o paradigma Funcionalista constitui campo produtivo para o diálogo com áreas, que, como o Funcionalismo, concebem a interdependência entre os processos linguísticos e os fatores sociais, cognitivos e discursivos relacionados ao uso da linguagem, tais como: a Sociolinguística, a Linguística Cognitiva, a Linguística de Texto, a Análise do Discurso, bem como a Linguística Aplicada no que diz respeito a questões relativas ao ensino de línguas.

A II edição do evento conta com a presença das professoras Maria Helena de Moura Neves (Unesp), na conferência de abertura, e Maria Angélica Furtado da Cunha (UFRN), na conferência de encerramento do evento. Além disso, haverá a participação de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), como as professoras Márcia Teixeira Nogueira, Nadja Paulino Pessoa Prata e Maria Claudete Lima.

Simpósios temáticos

O evento realizará, também, inscrições para a participação em Simpósio Temático. Serão aceitas propostas de comunicação oral que se enquadrem em um dos seguintes eixos temáticos: Funcionalismo e Ensino; Funcionalismo e Discurso; Funcionalismo e Cognição; Funcionalismo, Variação e Mudança Linguística.