Terceira edição do FestFilmes chega à Unilab nesta quinta-feira (8)

Data de publicação  06/11/2018, 12:45

Na próxima quinta-feira (8), a Unilab vai receber a terceira edição do Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro (FestFilmes), como ação do Projeto Unilab Cultural. O evento tem início às 18h30, com a Mostra CPLP, no Auditório do Campus da Liberdadem, em Redenção/CE.

A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos.

O objetivo do FestFilmes é promover, a partir do Ceará, o intercâmbio cultural, social e econômico dos países de língua portuguesa nos diversos continentes, mediante oficinas de formação, seminários, palestras e exibições cinematográficas.

“As exibições são divididas em mostras competitivas e não competitivas, todas em formato digital, dando ênfase às produções audiovisuais de curta-metragem realizadas no âmbito das nações que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste”, explica a organização do evento.

Em suas duas primeiras edições (2012 e 2014), o FestFilmes contou com o apoio da Unilab, desenvolvendo atividades de exibição e formação, que se estenderam ao Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, em benefício e proveito não só da comunidade acadêmica, mas também de toda a população local.

Nesta terceira edição, o FestFilmes conta com o apoio institucional do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, além do apoio da TV Verde Vale, Cariri Garden Shopping, Orient Cinemas, Cineteatro São Luiz (Fortaleza) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Baturité.

Confira a programação da Etapa Redenção, nesta quinta (8):

TIMING

Direção de Amir Admoni | Ficção | Brasil | 2009 | 8 min
Sinopse: Uma reflexão sobre a vida que se deixa consumir pelo incessante ritmo dos ponteiros.

AMIGOS BIZARROS DE RICARDINHO

Direção de Augusto Canani | Fição | Brasil | 2009 | 20 min
Sinopse: Amigos Bizarros do Ricardinho conta a história de um rapaz levado ao limite da tensão em um ambiente corporativo. Quando essa crise torna-se insustentável, ele desenvolve uma reação estranha: narra aos seus colegas as pequenas e insólitas histórias de seus amigos e familiares na cidade satélite de Viamão, na grande Porto Alegre. O filme é um mosaico de pequenos erros e fracassos da vida de um jovem que está ingressando na idade adulta e no mercado de trabalho.

O REFUGIADO

Direção de Rui Cardoso | Animação | Portugal | 2013 | 12 min e 12 seg
Sinopse: Para fugir das atrocidades da guerra, um jovem africano dá início a uma atribulada odisseia.

JUSTINO

Direção de Carlos Amaral | Ficção | Portugal |2011 | 7 min e 27 seg
Sinopse: A história de um misantropo que incendeia a vida.

O CÉU NO ANDAR DE BAIXO

Direção de Eduardo Cata Preta | Animação | Brasil | 2010 | 15 min
Sinopse: Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias de céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias, mudando a sua rotina.

FOTOGRAMA 23

Direção de Victor Santos | Ficção | Portugal | 2011 | 5 min
Sinopse: Um fotógrafo observa um conjunto de películas acabadas de revelar. Olhando para os fotogramas, ele também olha para um instante na vida de alguém, um instante que conta uma história.

AMOR EM PEDAÇOS

Direção de Felipe de Oliveira | Documentário | Brasil | 2014 | 7 min
Sinopse: Fotografias, histórias, memórias.

TEJO MAR

Direção de Bernard Lessa | Ficção | Brasil | 2014 | 20 min
Sinopse: João está terminando sua temporada de estudos no Rio de Janeiro. É sua última semana na cidade. Um amor torna mais intensa a sua despedida.