Unilab cria Prefeitura, com objetivo de gerir serviços cotidianos de conservação e manutenção

Data de publicação  19/11/2018, 11:13

A Pró-Reitoria de Administração (Proad) promoveu uma reestruturação da Coordenação de Serviços Operacionais e criou a Prefeitura da Unilab, com o objetivo de dinamizar os serviços de conservação e manutenção nas unidades da universidade.

A Prefeitura da Unilab, cujo nome oficial é Divisão de Manutenção e Apoio Operacional (Dimop), vincula-se à Coordenação de Serviços Operacionais (CSO) e é responsável pela execução, gestão e fiscalização dos serviços de manutenção, limpeza, zeladoria, capatazia, jardinagem, vigilância, fornecimento de água e energia elétrica, concessões de espaços para cantina e xerox, locação de impressoras, e gestão e reserva de espaços.

O pró-reitor de Administração, Leonardo Teixeira, explica como funcionará o novo setor. “A criação da Dimop tem por finalidade agilizar os serviços do dia a dia da vida acadêmica, como conservação interna, manutenção predial, dedetização e serviços de limpeza entre outros. Desta forma, a Dimop fará as vezes de uma Prefeitura Universitária, órgão já presente na maioria das universidades Federais. O objetivo é deixar a gestão mais próxima da demanda e da comunidade acadêmica”, afirma.

Funcionamento

A chefia da Dimop será exercida pelo engenheiro Lucas Mont’alverne, que terá a função de prefeito dos campi do Ceará, havendo para cada um dos seus três campus uma Administração Local, responsável pelos serviços da unidade em que se encontra instalada.

Segundo Lucas, “A DIMOP já está atendendo aos pedidos e chamados de toda comunidade acadêmica. Sendo assim, todas as demandas relacionadas ao setor podem ser encaminhadas à Administração Local do respectivo campus”

Manutenção

As solicitações para execução de serviços de manutenção devem ser feitas/entregues nas salas das Administrações Locais do campus em que a demanda será executada.

Dentre suas atribuições, compete à Dimop a manutenção predial, a manutenção de ares condicionados, manutenção de geradores, serviços de água e energia elétrica etc.

Primeiras ações

Uma das primeiras ações será a avaliação e manutenção das instalações hidrossanitárias nos três campi do Ceará. O objetivo é consertar o que estiver necessitando e deixar os banheiros adequados ao uso, inclusive com a criação de fraldários para os usuários que possuem crianças de colo.

Reserva de espaços

Embora o planejamento e dimensionamento dos espaços ainda seja atribuição da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), a reserva de espaços será atribuição da Dimop. Desta forma, questões relativas a reserva de salas devem ser resolvidas junto à Administração Local do campus em que a sala está localizada.

Contatos e localizações

A Dimop criou canais de atendimento, onde servidores, estudantes ou visitantes poderão solicitar serviços:

Prefeito: Lucas Mont’alverne
Contatos: dimop@unilab.edu.br / tel.: (85) 3332-6247 (primeiro andar, próximo aos auditórios, na antiga Sala da SACC)

Administração Auroras: Ricardo Cavalcante
Contatos: dimop.auroras@unilab.edu.br / tel.: (85) 3332-6247 (primeiro andar, próximo aos auditórios, na antiga Sala da Saop)

Administração Liberdade: Mário Ronney
Contatos: dimop.liberdade@unilab.edu.br / tel.: (85) 3332-6244 (antiga salinha da manutenção, ao lado da sala da vigilância/almoxarifado)

Administração Palmares: Rafael Holanda
Contatos: dimop.palmares@unilab.edu.br / tel.: (85) 3332-6253 (sala recém-adaptada, no primeiro andar do Bloco III, em frente às escadas, parte posterior do bloco)