Evento enfoca interfaces entre Terreiros, Macumba, Capoeira e Ubuntu

Data de publicação  22/11/2018, 10:51

Na próxima terça-feira (27), das 10h às 17h, ocorre o evento “Diálogos & Debates Latitudes Africanas Epistemologias Africanas: Interfaces entre Terreiros, Macumba, Capoeira e Ubuntu”, realizado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o Instituto do Desenvolvimento da Diáspora Africana no Brasil (IDDAB) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento será no auditório da pós-graduação em História da UFC e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail grupo.africabrasil@unilab.edu.br, com direito a certificado.

O objetivo é agregar pesquisadores, docentes e discentes de graduação e pós-graduação dos cursos de Bacharelado em Humanidades, Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da Unilab e graduação e pós-graduação em História da UFC para discutir suas pesquisas em torno das epistemologias africanas e afro-diaspóricas e os processos históricos, culturais e sociais construídos por africanos/as e seus descendentes. O foco está voltado na partilha sobre os dispositivos teóricos, metodológicos e políticos que os agentes de pesquisa envolvidos no debate elaboram para conduzir a cabo seus projetos.

A organização do evento está a cargo do Instituto do Desenvolvimento da Diáspora Africana no Brasil (IDDAB), do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH/Unilab), dos grupos de pesquisa Brasil-África e Gêneros e Sexualidades na História, da Unilab, do Núcleo de Políticas de Gênero e Sexualidades (NPGS) e
Performart – Núcleo de estudos das performances culturais e do património imaterial
Programa de extensão Latitudes Africanas, ambos da Unilab, e do grupo de pesquisa Trabalhadores livres e escravos no Ceará: diferenças e identidades/UFC.