Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Mais de 230 estudantes colam grau em noite festiva na Unilab

Por Equipe de Comunicação Unilab
Data de publicação  26/11/2018, 15:25
Postagem Atualizada há 7 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Colação de grau de 238 estudantes ocorreu no último dia 23 de novembro. Foto: Assecom/Unilab.

A noite do último dia 23 foi marcada pela sensação de dever cumprido, esperança e já um pouco de saudade: 238 estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) colaram grau, no período relativo ao semestre 2018.1. A universidade entregou à sociedade profissionais dos cursos de Administração Pública, Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Energias, Humanidades, Ciências da Natureza e Matemática, Letras – Língua Portuguesa, História e Sociologia.

Reitor da Unilab, Alexandre Cunha, em discurso durante a colação de grau. Foto: Assecom/Unilab.

O reitor da Unilab, Alexandre Cunha, considera a colação de grau o momento em que a universidade, após um trabalho árduo e ético, confirma a relevância de seu papel e presta contas do trabalho desenvolvido. “Foram cinco cursos de bacharelado e quatro de licenciatura. Os discentes contaram com importantes programas como Pulsar e Monitoria Acadêmica, financiados pela própria Unilab, além de outros. A universidade conta com 184 bolsistas de iniciação científica, em mais de 90 grupos de pesquisa”, disse.

Outro ponto ressaltado pelo reitor é o investimento em assistência estudantil: mais de R$1 milhão por mês, o que coloca a Unilab como universidade brasileira que mais investe na área, proporcionalmente.

Em seus discursos cheios de gratidão, os oradores destacaram a vontade em servir a sociedade – seja no Brasil ou nos demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) –, os anos passados em Redenção e as amizades e mestres exemplares que levarão para a vida.

Oradora do curso de Administração Pública, Rebeca da Silva considera que os desafios são o motor do crescimento e que a colação de grau ainda não é a linha de chegada.

Renata Lima, representando o curso de Agronomia, ressaltou o aprendizado do real significado da palavra integração. “Foram muitos exemplos de resistência na Unilab. O campo é exemplo de força e transformação, a base do sustento da sociedade. Saímos daqui comprometidos com o campo e as pessoas e temos uma dívida de gratidão com o povo”, afirmou.

Bruna Monique, do curso de Enfermagem, reafirmou o compromisso dos profissionais recém-formados com a assistência. “Evitemos os hábitos, não maquinizemos a assistência. A luta continua na Enfermagem e pela Enfermagem”, salientou.

A turma de Humanidades homenageou a vereadora da cidade do Rio de Janeiro, Marielle Franco, morta em março deste ano. Jessica Diene e Antonio Candiengue proferiram o discurso, criticando o que a turma nominou como “retrocesso velado de moralidade distante da ética e respeito à dignidade da pessoa humana”.

 

Os estudantes Camila Moreira, do curso de Ciências da Natureza e Matemática, Livya Duarte, de Engenharia de Energias, e Rafael Nogueira, do curso de Letras – Língua Portuguesa, destacaram a qualidade do ensino da Unilab e a sólida formação recebida. Adriana Girão, do curso de História, agradeceu aos que lutam por uma educação pública, gratuita e de qualidade, aos servidores da Unilab, técnicos e docentes, e às escolas da região do Maciço de Baturité, onde os formandos puderam realizar seus estágios.

 

Por fim, o orador do curso de Sociologia, Gislailson Cá, instigou os estudantes a aproveitarem ao máximo a diversidade da Unilab, permitindo-se conhecer as várias línguas e cultura. “Esse é o significado do que é ser Unilab: três continentes em um só ambiente de ensino! Apostem na formação, conheçam as línguas, dancem”, finalizou.

A mesa de honra foi composta pelo reitor da Unilab, Alexandre Cunha; a vice-reitora, Andrea Linard; o pró-reitor de Graduação, Edson Holanda; a coordenadora do curso de Administração Pública, modalidade presencial, em exercício, Andrea Kanikadan; a coordenadora do curso de Agronomia, Susana Churka; o coordenador em exercício do curso de Enfermagem, Gilvan Ferreira; a coordenadora em exercício do curso de Engenharia de Energias, Rejane Félix; a coordenadora do curso de Humanidades, Jacqueline da Silva; o coordenador do curso de Ciências da Natureza e Matemática, Lourenço Cá; o coordenador do curso de História, Sérgio Krieger; a coordenadora do curso de Letras – Língua Portuguesa, Suele de Souza; e o coordenador do curso de Sociologia, Thiago Vasconcelos.

Sobre a Unilab

A Unilab é uma instituição vinculada ao Ministério da Educação, criada pela lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010, e iniciou suas atividades acadêmicas em 25 de maio de 2011, com o objetivo de ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária.

Sua missão institucional é formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

Categorias