Proex apresenta Oficina “Ladeira abaixo: uma iniciação à arte do palhaço”

Data de publicação  27/11/2018, 11:49

Existem inúmeras maneiras de ser iniciado na arte da palhaçaria. Há o modo das famílias tradicionais de circo, há a aprendizagem na apresentação em rua e existe um meio mais empírico de experimentar a palhaçaria, entre outras maneiras. É considerando tudo isso que a oficina “Ladeira abaixo: uma iniciação à arte do palhaço” será apresentada durante o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), de 3 a 5 de dezembro, das 8h às 12h, no Bloco Didático, Sala 3, do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. As vagas são limitadas. A oficina será ministrada por Neto Holanda.

A atividade tratará, especificamente, da metodologia do palhaço pessoal, consagrada pelo ator e diretor francês Jacques Lecoq, e propagada por grupos de referência no Brasil e no mundo. “Essa técnica valoriza a exposição pessoal e a exploração do próprio ridículo para a descoberta de si mesmo e do próprio palhaço, não sendo este um personagem, mas uma dilatação de inúmeros aspectos da própria personalidade”, explica a equipe organizadora.

Durante a oficina serão abordados os seguintes conteúdos:

1) Jogos diversos e ludicidade/estado de jogo; 2) Treinamento técnico e energético do corpo/mente e emoções para a cena; 3) Exposição do ridículo; 4) Estado de presença; 5) Relação com o outro/público; 6) Treinamento em técnica básica: triangulação/relação com o público, presença plena, respiração, olhar, crescente de ação, lógica do absurdo/invertida, modos de chegada, relação e saída, etc.

Durante o mesmo período, de 3 a 5 de dezembro, das 15h às 21h, será a vez da XI Mostra de Cinema Africano, sob a organização do professor Marcos Vinicius, coordenador de Arte e Cultura.