Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) acontece de 3 a 5 de dezembro, no Ceará e na Bahia

Data de publicação  27/11/2018, 15:45

Com o objetivo de dar boas vindas aos estudantes e cuidar para que se sintam acolhidos, ao longo de três dias, a Unilab vai promover o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba). De 3 a 5 de dezembro, os campi do Ceará e da Bahia vão receber os alunos brasileiros e estrangeiros ingressantes, também com a ideia de apresentar a universidade e seus setores.

No Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a programação da segunda-feira (3) começa às 9h30, com uma mensagem de boas vindas dos tutores do Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes (PAIE) e bolsistas do Observatório da Vida Estudantil (Observe). Na sequência, haverá atividade cultural e a conferência de abertura “Unilab: Integração Nacional e Interiorização do Ensino”, com o professor Carlos Subuhana.

Na quarta-feira (5), às 16h30, o Diretório Central Estudantil (DCE) e demais representações de movimentos estudantis farão a acolhida aos ingressantes e explicarão a importância da organização discente na universidade. Em seguida, haverá uma calourada, no Pátio do Campus da Liberdade.

Ainda no dia 5, das 11h às 13h30, o Restaurante Universitário do Campus da Liberdade vai ser palco do Samba – Movimenta, que acontece numa parceria entre Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae). Vozes Universitárias: Festival de Karaokê é uma atividade relacionada ao Projeto Unilab Cultural.

As atividades na Unilab/Ceará incluem, ainda, círculos de chegada, exibição de documentário, roda de conversa, apresentação de setores da universidade e atividades organizadas pela Proex.

Enquanto isso, na Bahia, o Samba recebe cerca de 50 novos estudantes e tem início também na manhã do dia 3, às 9h, com uma palestra da mestra em Políticas Sociais e Cidadania, pela Universidade Católica de Salvador, Osmaria Rosa Souza. Em seguida, serão apresentados setores e seções do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, entre eles: Seção de Políticas Estudantis, Centro Acadêmico, Programas e DCE, Seção de Graduação, Biblioteca, Seção de Extensão, Arte e Cultura.

Na terça-feira (4), serão apresentados o Setor Interdisciplinar de Atenção à Subjetividade e as Seções de Registro e Controle Acadêmico e de Políticas Estudantis. No último dia (5), é a vez da Seção de Relações Internacionais, Setor de Saúde e Restaurante Universitário. O Samba na Bahia também reúne apresentações culturais.

Confira a programação completa do Samba no Ceará e na Bahia.