Projeto Solo Vivo comemora Dia Mundial do Solo

Data de publicação  29/11/2018, 09:38

No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Mundial do Solo. Em alusão à data, o Projeto Solo Vivo convida toda a comunidade acadêmica para participar de uma Exposição Comemorativa. O evento será realizado no Pátio do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, na próxima quarta-feira (5), das 8h às 17h.

Haverá demonstração de experimentos, imagens e pinturas com tintas de terra, organizados por estudantes do curso de Agronomia da universidade.

O Dia Mundial do Solo foi uma data proposta pela União Internacional de Ciência do Solo e endossada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, para ser uma referência na agenda ambiental dos povos.

“O solo é um recurso natural que ainda tem recebido pouca atenção em relação aos demais componentes do ecossistema, como o ar, a vegetação e a água. Entretanto, ele é fundamental para a vida no planeta, pois desempenha inúmeras funções, desde a produção de alimentos, fibras e energia; abrigo para os mais variados organismos, base para a construção civil, e atua como reservatório de água, filtra e transforma resíduos”, explica a equipe do Projeto Solo Vivo, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura desde 2016.

“A preocupação com a qualdiade do solo afeta diretamente a vida dos seres humanos, principalmente pela relação deste recurso com a água e com a alimentação. A degradação dos solos afeta a segurança e a soberania alimentar”, completa a equipe.