Unidade de Produção de Mudas de Auroras realiza projeto de educação ambiental com escola de Acarape/CE
Estudantes do 8º ano do ensino fundamental e professores da Escola Padre Antônio Crisóstomo do Vale, de Acarape/CE, visitaram a Unidade de Produção de Mudas de Auroras (UPMA) da Unilab. A estufa é fruto de acordo de cooperação técnica com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). Já o projeto “Vidas Verdes”, que possibilitou a visita da escola, busca aproximar universidade e rede pública de educação, promovendo educação ambiental.
“A intenção é fortalecer cada vez mais o papel da Unilab na região, dar visibilidade às ações da universidade. É um projeto piloto que será ampliado para projeto Ceará mais Verde, em todo o estado”, destacou o pró-reitor de Relações Institucionais, Max de Araújo.
O projeto Vidas Verdes objetiva fazer a revitalização da escola, com arborização; a criação de núcleos de estudo em educação ambiental nas séries da escola; fazer o trabalho de gestão de matéria orgânica da cantina, que é uma das parceiras do projeto; e criar novos propagadores de educação ambiental.
Coordenador do projeto, o professor Luís Gustavo Chaves, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), conta que o projeto, com nove bolsistas, realiza ações interdisciplinares nas escolas no contexto da educação ambiental, nas vertentes de conservação e reaproveitamentos da água, valorização das espécies arbóreas nativas do estado, produção de composto orgânico com resíduos orgânico, produção de hortaliças e frutas, reforço à merenda escolar, capacitação de professores, entre outras. “A Unidade de Produção de Mudas Auroras tem várias funções no acordo de cooperação técnica Sema-Unilab e uma delas é promover educação ambiental. Temos ações planejadas tanto na escola como na UPMA. Esta visita foi a primeira dentre tantas outras que estão sendo planejadas para 2019”, afirmou.
Bolsista da UPMA junto com outros oito estudantes, Hiatiel Viana, do oitavo semestre do curso de Agronomia da Unilab, explica que a concepção do projeto começou com a solicitação de visita à escola. “Fomos à escola e vimos estrututura, déficits, problemáticas que podiam ser levantadas e como adequar a educação ambiental dentro da escola. A gente vem partindo dessa premissa, que é pegar coisas práticas, como uma visitação, e começar a demonstrar aos alunos a parte de educação ambiental, que na verdade é criar uma estimativa de como está o meio ambiente, apresentar às pessoas e mostrar a elas que podem ser agentes modificadores do ambiente na região onde moram e em outros locais onde possam estar”, disse.
A estudante Anna Clara Cavalcante, da escola Padre Antônio Crisóstomo, participou da Etapa Nacional da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Sumaré/SP, onde representou Acarape e a Região do Maciço de Baturité. “No evento, jovens se reuniram para compartilhar seus projetos. Nossa proposta era a conscientização das pessoas a cuidarem do meio ambiente e preservação do rio Pacoti. A aula de campo dessa manhã foi mais uma ação de nosso projeto da escola onde todas as disciplinas e professores conseguem introduzir saberes e cuidados com o meio ambiente”, declarou.
O professor de matemática Assis Anderson foi orientador do projeto escolar classificado nas etapas Escola, Municipal, Regional, Estadual e Nacional da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. “O projeto contemplou ações na/da escola com foco na conscientização ambiental e reflexões acerca do rio Pacoti de nossa região. A parceria com a UPMA surgiu para que o Projeto Vidas Verdes seja algo permanente e concreto na nossa escola. Na aula de campo, trabalhamos proporção e porcentagem aplicadas às temáticas da produção de mudas nativas. Fico feliz com tudo que começamos a construir, são novas gerações responsáveis por um mundo melhor”, explicou.
Já a mestranda do Mestrado Acadêmico em Sociobidiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da Unilab, Angerline de Lima, cuja pesquisa é desenvolvida na escola Antônio Crisóstomo, destaca a vivência que o projeto proporciona aos estudantes. “O momento da visita é revelador, nossos alunos vivenciaram na prática ações de Educação Ambiental. Fico feliz com os achados da pesquisa que começam a se revelar e o que vem sendo construído. Agradeço a parceria entre Educação Básica e Ensino Superior com foco na Educação Ambiental”, sublinhou.