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Alunos da Unilab participam de Conferência Latinoamericana e Caribenha de Ciências Sociais e Fórum Mundial do Pensamento Crítico

Data de publicação  06/12/2018, 09:55
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Entre os dias 18 e 23 de novembro, três alunos da Unilab participaram da 8ª Conferência Latino-americana e Caribenha de Ciências Sociais. Os eventos aconteceram em Buenos Aires, Argentina.

Em sua oitava edição, a Conferência também foi, este ano, palco do 1º Fórum Mundial do Pensamento Crítico – um espaço amplo, plural e aberto, com contribuições de líderes mundiais dos mais diversos campos teóricos e disciplinares, além de ativistas e líderes de movimentos sociais.

Na ocasião, os pesquisadores da Unilab apresentaram dois trabalhos frutos das discussões do componente curricular “Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais”, ministrado pela professora Vera Rodrigues.

Com a ideia de elaborar um estudo que capta os enfrentamentos e estratégias da comunidade acadêmica na garantia de uma política educacional embasada nos direitos humanos e diversidade etnicorracial, o artigo “Unilab: um projeto educacional afro latino-americano” foi apresentado no evento. O resumo foi de autoria dos discentes de Antropologia da Unilab, Antonio Jeovane da Silva Ferreira e Alexandre dos Santos Rocha, além da professora Vera Regina Rodrigues. Neste eixo, uma das ênfases foi a adoção da política afirmativa para o ingresso de quilombolas na Unilab, pioneira no estado do Ceará.

Entre seus objetivos, o trabalho teve a preocupação de evidenciar o papel da Unilab na conjuntura nacional e internacional, além de abranger a relação entre democracia e direitos sociais e enfatizar a luta dos movimentos sociais.

“O papel da Unilab na formação dos primeiros antropólogos de Guiné-Bissau” foi o segundo resumo apresentado na conferência. De autoria das estudantes Auriane Ferreira de Sousa e Natividade Maria Beia, o trabalho destaca a importância do movimento de internacionalização que tem acontecido nas instituições de ensino superior.

Uma das intenções da pesquisa foi examinar as políticas de integração curricular para o ensino superior produzidas contemporaneamente no Brasil, tendo como foco analítico a Unilab.

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