Unilab e UFC se destacaram no IX CINABEH

Data de publicação  06/12/2018, 11:27

“Diversidade Sexual, Gênero e Raça: Diálogos Brasil-África” foi o tema da IX CINABEH | Foto: Luciano Morais

Em novembro, a Unilab, juntamente com a ABEH e a Universidade Federal do Ceará (UFC), promoveu a nona edição do Congresso Internacional de Estudos Sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (CINABEH), que aconteceu pela primeira vez no Ceará.

A temática apresentada trouxe a “Diversidade Sexual, Gênero e Raça: Diálogo Brasil-áfrica” como foco de pesquisas, apresentações e palestras aos participantes do evento e interessados nas temática. De acordo com a organização, estiveram presente aos equipamentos (Centro de Convivências da UFC e Centro Cultural Dragão do Mar) em Fortaleza/CE, cerca de 2135 pessoas nas atividades realizadas durante os três dias.

Apresentação do projeto de extensão Vozes D’África, coordenado pela professora Artemisa Odila e vinculado à Proex/Unilab

O congresso reuniu pesquisadores de universidades públicas federais, estaduais e particulares atuando na área de estudos sobre gêneros e diversidade sexual, como também estudantes dos campi da Unilab da Bahia (Campus dos Malês) e do Ceará (Campus da Liberdade, Auroras e Unidade Acadêmica dos Palmares), além dos monitores e congressistas.

A Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH), presidida pela professora do Instituto de Humanidade (IH/Unilab) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Luma Nogueira de Andrade, pesquisadora do gênero feminino e sexualidade.

Participação de pesquisadores brasileiros e de outros países na exposição da temática | Foto: Luciano Morais

Além de conferências com palestrantes internacionais, o evento trouxe simpósios temáticos, exposição de banners, apresentações artísticas, debates e uma programação artístico-cultural com as mais variadas linguagens: música, artes cênicas, artes visuais e audiovisual. A Pró-Reitoria de Extensão Arte e Cultura (Proex/Unilab) colaborou com a realização da programação artística através dos grupos formados em projetos e programas de extensão da Unilab, como o Grupo Unisons e o Vozes D’África.

Apresentação do Grupo Unisons, resultado do projeto de extensão “Performance da Cultura Afrodescendente – Uniculturas”,  vinculado à Proex/Unilab e coordenado pelo professor do IH. Ricardo Nascimento.

A vice-reitora e professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), Andrea Linard, esteve presente na Conferencia de Abertura do CINABEH falando da importância da apresentação das pesquisas desenvolvidas e produzidas no âmbito da ABEH, das quais a Unilab tem “o compromisso de combater qualquer forma de discriminação”, declarou a docente e enfermeira.

Representantes da Unilab e congressistas do IX CINABEH | Foto: Luciano Morais

Na conferência de encerramento a professora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e pró-reitora de Extensão Arte e Cultura (Proex/Unilab), Rafaella Pessoa parabenizou a realização do evento e o protagonismo de estudantes, técnicos e docentes da universidade pela iniciativa. Segundo a avaliação dos participantes e apoiadores das causas, o evento superou as expectativas e objetivos estabelecidos.