Comissão Estudantil lança edital para eleição de representantes no Consuni e Consepe

Data de publicação  11/12/2018, 12:47

Está aberto o Edital nº 01/2018, para eleição de membros titulares e suplentes representantes estudantis no Conselho Superior Universitário (Consuni) e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). As eleições acontecem nos dias 19 e 20 de dezembro.

São convocados para votação os alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu e lato sensu presencial dos campi do Ceará. A convocação é da Comissão Eleitoral dos representantes estudantis no Consuni.

As eleições serão realizadas em caráter de urgência, devido ao vencimento da gestão dos representantes anteriormente eleitos. As chapas devem ser formadas por seis integrantes e conter, obrigatoriamente, um estudante brasileiro, um estudante estrangeiro e uma estudante mulher.

As inscrições devem ser feitas na próxima quinta-feira (13), com o preenchimento deste formulário eletrônico. Cada chapa só poderá concorrer a um dos dois conselhos. As vagas serão preenchidas pela chapa que alcançar o maior número de votos obtidos no processo eletivo.

O mandato dos membros titulares e suplentes eleitos é de um ano, a contar da data da sessão de posse no Conselho Universitário.

Outras informações no e-mail: conselhoeleiunilab@gmail.com

Confira o calendário:
11 de dezembro – Lançamento do edital;
13 de dezembro – Inscrição de chapas;
14 de dezembro – Recurso à inscrição de chapas;
15 a 18 de dezembro – Campanha;
19 e 20 de dezembro – Eleição;
21 de dezembro – Resultado final.

Demais datas e locais de votação no Edital nº 01/2018.

O que é o Consuni?

O Conselho Superior Universitário (Consuni) é o órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da universidade nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar, tendo sua composição, competências e funcionamento definidos no Estatuto e no Regimento Geral.

O Consuni é composto por professores (70%), técnicos (15%) e estudantes (15%). O Conselho é responsável por definir as principais políticas da universidade. É ele, por exemplo, quem decide como é gasto o dinheiro da universidade, define também sobre a quantidade de estudantes estrangeiros que devem ingressar a cada semestre, entre outras coisas.

Os estudantes têm direito a cinco vagas no Consuni da Unilab, sendo três vagas para o Ceará e duas para a Bahia, com seus respectivos suplentes.

O que é o Consepe?

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) é o órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da universidade nos planos acadêmico de ensino, pesquisa e extensão, tendo sua composição, competências e funcionamento definidos no Estatuto e no Regimento Geral.

O Consepe é composto por professores (70%), técnicos (15%) e estudantes (15%). É ele quem define o calendário acadêmico e todas as normativas sobre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Assim como o Consuni, no Consepe os estudantes têm direito a cinco vagas, sendo três para o Ceará e duas para a Bahia, com seus suplentes.