Empresa júnior finaliza primeiro projeto de energia solar para professor da Unilab

Data de publicação  13/12/2018, 11:38
Equipe da Engene Jr e professor Aristeu Lima assinam contrato | Foto: Engene Jr

A empresa júnior do curso de Engenharia de Energias da Unilab, Engene Jr, concluiu seu primeiro projeto de energia solar. O marco para a universidade aconteceu em novembro, tendo como cliente o prof. Aristeu Lima, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen).

O projeto consiste em um sistema de autoconsumo remoto com seis painéis fotovoltaicos, que geram energia para abastecer três unidades consumidoras. “Sou um entusiasta da interação da universidade com a sociedade, sempre fui. E esse tipo de projeto é ideal porque, por um lado, proporciona ao aluno colocar em prática o que aprendeu. Por outro, gera benefícios à população, que é quem financia a universidade. Tipo da relação em que um ganha e o outro também”, afirmou o prof. Aristeu Lima.

Primeiro projeto de energia solar da empresa júnior | Foto: Engene Jr

De acordo com Hedlund Erik, diretor presidente da empresa, “a Engene Jr fornece serviços de mais alta qualidade, por ter projetos com certificação de engenheiros experientes na área e menor custo, devido à forma como a empresa júnior funciona”. Os recursos são reinvestidos no aperfeiçoamento do conhecimento e em materiais necessários para o funcionamento da empresa.

“É o conhecimento produzido dentro da universidade retornando como benefício para a população, por meio de projetos, e para os estudantes, como experiências em gestão, vivência empresarial, empreendedorismo, execução de projetos, entre outros”, completa Hedlund, ao ressaltar que esse tipo de oportunidade os estudantes só teriam durante um estágio ou após o fim do curso, no mercado de trabalho.

Sobre a Engene Jr

Atuante na Unilab desde o fim de 2016, a Engene Jr tem a missão de oferecer soluções em eficiência energética, por meio de projetos acessíveis e de qualidade, para o desenvolvimento técnico e empresarial dos discentes. Atualmente, ela desenvolve serviços de dimensionamento e instalação de placas solares fotovoltaicas, serviços de eficiência energética, instalações elétricas e aquecedor solar.

A Engene Jr é um empresa sem fins lucrativos, gerida pelos próprios estudantes da Unilab. Atualmente, são 20 discentes do curso de Engenharia de Energias, com tutoria dos docentes Hermínio de Oliveira (eng. eletricista), Ada Sanders (eng. química) e Francisco Olímpio (eng. mecânico) do Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (IEDS) e responsabilidade técnica do engenheiro de energias Caio Kerson.

A empresa tem se solidificado como um meio para proporcionar as oportunidades que os jovens graduandos desejam, sejam elas relacionadas à experiência acadêmica, aperfeiçoamento do currículo, aumento da rede de networking e/ou integração no Movimento Empresa Júnior.

Para tirar qualquer dúvida com a Engene Jr., envie um e-mail para engenejr@unilab.edu.br, acesse o Instagram @engenejr ou faça uma visita presencial, na Unidade Acadêmica dos Palmares, Bloco 03, Sala 211.