Semana de Sociologia está com inscrições abertas

Data de publicação  20/12/2018, 10:44
A primeira edição da Semana de Sociologia, com a temática: “Sociologia no Brasil e em África Lusófona: saberes e práticas para a construção da democracia”, acontecerá nos dias  15, 16 e 17 de janeiro, nos períodos: tarde e noite, nos campi da Unilab/CE.

As inscrições estão abertas para os interessados em garantir sua vaga no evento através do preenchimento do Formulário Eletrônico.

Já, os candidatos que desejam participar da Chamada Pública para Monitoria da I Semana de Sociologia, com oferta de 20 vagas (15 monitores efetivos e 5 em cadastro de reserva), devem ler o documento e acessar ao Formulário de Monitoria Voluntária (https://goo.gl/forms/eevIzQm6a1jhl38t1), a partir desta quinta-feira (20) até dia 6 de janeiro do próximo ano.

O evento é organizado pelos alunos e professores do Curso de Licenciatura em Sociologia, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab), e coordenado pelo professor Thiago Vasconcelos. Entre as atividades da programação, está previsto a realização de Mesas-Redondas, Grupos de Trabalho (GTs), oficinas, lançamentos de livro e apresentações artístico-culturais.

Segundo a comissão organizadora formada pelos estudantes do curso, Gislailson e a Estelany, a ideia da discussão veio em meio a esta conjuntura nacional e internacional de crescente apoio à ideologias e práticas autoritárias, excludentes, neocoloniais e violadoras de direitos. Assim, o Curso de Licenciatura em Sociologia da Unilab convida ao debate dos saberes e das práticas para promover uma melhor construção da democracia no Brasil e em África lusófona.

O evento busca, através do conjunto de atividades desenvolvidas por professores e estudantes, brasileiros e internacionais, demonstrar a potencialidade do Curso em suas diferentes áreas temáticas, articulando educação, pesquisa e extensão.

Para além de um modelo institucional de democracia baseado na disputa regulada entre elites parlamentares e oligarquias, o desafio é a afirmação da democracia como resistência e mudança social, com participação social e garantia de direitos das populações mais afetadas pelas desigualdades de classe, raça e gênero.

Outras informações pelo email (semanadesociologiaunilab@gmail.com).

Sobre o curso

O Curso de Licenciatura em Sociologia da Unilab objetiva formar profissionais do magistério para a educação básica, para atuação no Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Profissionais que valorizem e defendam nos sistemas educacionais, e particularmente nas escolas, o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; o respeito à liberdade e o apreço à tolerância; a valorização do profissional da educação; a gestão democrática do ensino público; a garantia de um padrão de qualidade; a valorização da experiência extraescolar; a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial.

Ao mesmo tempo, e considerando-se que o Licenciado em Sociologia já detém o grau de Bacharel em Humanidades, o curso também objetiva formar profissionais aptos a atuar em espaços educacionais não escolares – tais como órgãos públicos, entidades populares, movimentos sociais, ONG’, dentre outros –, considerando processos e dinâmicas de educação formal, informal e não formal. Nesse sentido, o egresso atuará junto a equipes multi e interdisciplinares, articulando o métier sociológico à educação, no âmbito de processos de mobilização social, formação, planejamento e gestão – inclusas dinâmicas de formulação e execução de ações coletivas, projetos, programas, políticas e sistemas no âmbito do Estado e da sociedade civil organizada.