“O que é memória?”, aborda curso com mestre em História Social

Data de publicação  07/01/2019, 14:01

Nos dias 29 e 30 de janeiro, o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, vai receber o curso/oficina “O que é memória?”. O evento terá início às 13h30, no auditório do campus, e é parte da disciplina Historiografia, sob a responsabilidade do professor Eduardo Estevam.

A atividade será ministrada pelo professor Alexandre Rusciolleli, mestre em História Social pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). As inscrições são online, por meio do preenchimento deste link. Podem participar alunos e servidores da Unilab, além da comunidade externa.

“A partir da segunda metade do século XX, cresceu vertiginosamente o interesse das ciências humanas pelos estudos de Memória. Compreender os mecanismos da Memória é interpretar a experiência humana no tempo”, explica o professor Eduardo Estevam. Para ele, “o estudo da persistência do passado no presente é complexo, dado que a Memória, enquanto faculdade humana, só introduz na consciência o que de fato aparece nos fenômenos do presente”.

Para tratar do tema, o curso/oficina vai desenvolver suas exposições na esteira de Hampatê Bâ, Ricoeur, Bergson e Candau, entre outros autores.