Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico tem prazo de submissão de resumos prorrogado

Data de publicação  08/01/2019, 08:30
Postagem Atualizada há 5 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

O segundo Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico tem novo prazo de inscrição para submissão de resumos prorrogado até dia 20 deste mês. O encontro acontecerá dias 6 e 7 de fevereiro, em Redenção/CE.

Os interessados em inscrever para participar do evento e realizar a inscrição de seus resumos para comunicação oral em simpósio temático, podem acessar a Ficha de Inscrição, que está na página do evento, além de enviá-los para o e-mail resumoencontrogef.unilab2019@gmail.com.

Com o tema “Funcionalismo: teoria, descrição e ensino”, o evento ocorre nos campi da Liberdade e das Auroras, em Redenção/CE, sendo organizado pelo Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

O II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico tem por objetivo proporcionar um espaço de diálogo entre professores, pesquisadores e estudantes que se interessam em investigar a língua sob o viés do paradigma Funcionalista.

O Funcionalismo se caracteriza por investigar a língua em uso, buscando compreender como os aspectos cognitivos e comunicativos envolvidos na comunicação humana condicionam a organização e o funcionamento das unidades linguísticas. Por possibilitar uma visão mais ampla e integradora da linguagem, o paradigma Funcionalista constitui campo produtivo para o diálogo com áreas, que, como o Funcionalismo, concebem a interdependência entre os processos linguísticos e os fatores sociais, cognitivos e discursivos relacionados ao uso da linguagem, tais como: a Sociolinguística, a Linguística Cognitiva, a Linguística de Texto, a Análise do Discurso, bem como a Linguística Aplicada no que diz respeito a questões relativas ao ensino de línguas.

A II edição do evento conta com a presença das professoras Maria Helena de Moura Neves (Unesp), na conferência de abertura, e Maria Angélica Furtado da Cunha (UFRN), na conferência de encerramento do evento. Além disso, haverá a participação de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), como as professoras Márcia Teixeira Nogueira, Nadja Paulino Pessoa Prata e Maria Claudete Lima.

Simpósios temáticos

O evento realizará, também, inscrições para a participação em Simpósio Temático. Serão aceitas propostas de comunicação oral que se enquadrem em um dos seguintes eixos temáticos: Funcionalismo e Ensino; Funcionalismo e Discurso; Funcionalismo e Cognição; Funcionalismo, Variação e Mudança Linguística.

Categorias