Abertas as inscrições para curso de extensão “Iniciação Teatral e Contação de Histórias” com 100 vagas

Data de publicação  10/01/2019, 14:46

As inscrições estão abertas aos estudantes, servidores e comunidade externa, até o dia 20, para o primeiro módulo curso de extensão “Iniciação Teatral e Contação de Histórias” com 100 vagas.

Os interessados devem preencher o Formulário Eletrônico para concorrer ao quantitativo de vagas, distribuídas: estudantes (70), servidores (10) e comunidade externa (20).

Serão emitidos certificados para os participantes que cumprirem o mínimo de 75% de frequência. A atividade tem início no próximo dia 25 (sexta-feira).

Os encontros serão realizados durante os meses de janeiro, fevereiro e março, uma vez por semana, totalizando carga horária de 40 horas. Serão 10 encontros presenciais de 03 horas de duração, além de uma aula de campo na Escola de Circo de Canoa da Criança, em Canoa Quebrada, Aracati/CE, buscando apresentar ações que envolvem música, dança, poesia, teatro e mostras culturais, o projeto almeja expor a cultura entendida como expressão simbólica, mas também como um vetor para o desenvolvimento e um direito à cidadania que visa à interação entre as mais variadas origens culturais dos países presentes na Unilab, com a comunidade do Maciço de Baturité.

Módulo em execução do Curso de Extensão “Iniciação Teatral e Contação de Histórias”

Sobre o curso

Este curso é organizado pelo professor do Instituto de Humanidades (IH), Carlos Subuhana e tem como facilitadores: convidados e Paulo João Fungulane, estudantes e bolsista voluntário. A ação faz parte das atividades do Projeto de Extensão “Cidadania e Interculturalidade Lusófona no Maciço de Baturité, Ceará, Brasil” e é uma realização da Coordenação de Políticas Afirmativas (Copaf/Propae/Unilab) e Coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários (Pibeac/Proex 2016 a 2019). E já recebeu mais de 600 alunos nesses 3 anos de existência.

Está voltado para iniciantes, ou profissionais que vão aprender um pouco da arte do teatro na teoria e na prática. O aluno vai ter acesso a um resumo da história do teatro, com vídeos sobre a Grécia Antiga, citações de textos e autores, manifestações primitivas e o decorrer do teatro na história até os dias de hoje. E vão praticar exercícios de desinibição e interação com o grupo, improvisações teatrais, consciência vocal para o teatro, e consciência cênica de autor, texto, dramatização e produção teatral. É também uma oportunidade de integração entre os estudantes dos diferentes cursos e nacionalidades e a comunidade externa.

Listagem de alunos selecionados para participação no curso: Manhã e Tarde

A coordenação informa que aulas aconteceram todas às sextas-feiras, a partir do dia 25 (sexta-feira), com horário das 9h (turno da manhã) e 14h (período da tarde), no Auditório Didático, Campos da Liberdade, em Redenção/CE.