Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras abre vagas para bolsistas

Data de publicação  28/01/2019, 15:24

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) lançou os editais números 04/2019 e 05/2019, com vagas para o Programa de Educação Tutorial (PET) de Humanidades e Letras da Unilab.

Haverá processo seletivo de ampla concorrência aos graduandos da Licenciatura em Letras e do Bacharelado em Humanidades da Unilab – são três vagas para o Curso de Letras – Língua Portuguesa e duas para o de Bacharelado em Humanidades. Haverá também processo seletivo interno, para integrantes do PET de Humanidades e Letras da Unilab que adentraram o Programa quando graduandos do Bacharelado em Humanidades, via processo seletivo de ampla concorrência, mas que agora estão na segunda fase do curso.

O valor mensal da bolsa PET é de R$400,00, sendo o pagamento efetuado diretamente ao bolsista por meio de conta aberta exclusivamente para este fim.

Para se candidatar, o graduando da Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa precisa estar cursando do 2º ao 4º semestre e o graduando de Humanidades precisa estar cursando o 2º ou o 3º semestre. Os candidatos precisam apresentar Índice de Desempenho do Estudante (IDE) igual ou superior a 7,0, não ter reprovação em qualquer disciplina e ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do Programa.

As inscrições para o edital de ampla concorrência (nº 04/2019) ocorrem de 11 a 13 de fevereiro, na sala do PET de Humanidades e Letras (sala 227, bloco B, Campus das Auroras), das 9h às 11h e das 14h às 17h. Já para o edital de seleção interna (nº 05/2019) as inscrições ocorrem apenas no dia 15 de fevereiro,  das 14h30min às 17h30min, mantendo-se o mesmo local.

Sobre o PET O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, com tutoria de um docente e participação de professores colaboradores, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os objetivos do programa são desenvolver atividades acadêmicas com padrão de excelência, mediante a atuação de grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, a diminuição da evasão e a promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.