Grupo de pesquisa Geofilosofia e Performances de Pensamento promove Minicurso na Unilab/BA

Data de publicação  29/01/2019, 11:01

O Grupo de Pesquisa Geofilosofia e Performances de Pensamento, do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), realiza no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, nesta quarta e quinta-feira (30 e 31), um mini-curso sobre “A crítica à metafísica na poesia de Fernando Pessoa”.

A atividade tem início às 9h30. No primeiro dia (quarta, 30), acontecerá no Quiosque Brisa do Mar, próximo ao Campus dos Malês – Unilab e, na quinta (31), na sala 02, do Campus dos Malês/BA. A inscrição pode ser feita na hora da atividade ou pelo e-mail: pausapoetica@gmail.com.

Programa busca, através do curso, investigar a articulação de elementos caros à tradição filosófica ocidental colocados em jogo pela poesia de Fernando Pessoa. Será discutido em que medida está a poesia opera uma crítica à metafísica através, entre outros aspectos, de uma desmistificação da noção de representação e do desmonte da ideia de sujeito. Partindo da leitura de poemas, buscaremos interpretar o estatuto da ficção na obra de pessoa e explorar possíveis sintonias entre a sua abordagem e a de autores que podem ser identificados com o chamado pensamento da diferença, tais como Nietzsche, Deleuze e José Gil.

A atividade é organizada pela linha de pesquisa AnDanças da professora do IH, Elizia Cristina Ferreira, também pertencente ao grupo “Geofilosofia e performances do pensamento”.