Novo Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero (Cieg Dandara) terá evento de lançamento nesta quarta-feira (6)

Data de publicação  29/01/2019, 09:24

Primeira reunião do grupo para planejamento de atividades aconteceu no último dia 23, na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE.

Nesta quarta-feira (6) ocorrerá o lançamento do Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero Dandara – Cieg Dandara, com a presença da pesquisadora doutora Tânia Welter, do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (Nigs/UFSC), realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Redenção e o Conselho da Mulher de Redenção. A palestra magna terá como tema “A Importância do Debate de Gênero no Ambiente Escolar: Experiências do Projeto Gênero e Diversidade na Escola” e será no Campus da Liberdade, no auditório e pátio do bloco administrativo.

Confira a programação completa:

13h30 – Abertura com apresentação artística do Grupo Unisons. Boas-vindas com professores/as, bolsistas e pesquisadores/as.
14h – Mesa “A Importância do debate de gênero no ambiente escolar: experiências do Projeto Gênero e Diversidade na Escola”.            Participação: pesquisadora doutora Tânia Welter – Nigs/UFSC e professor doutor Pedro Rosas Magrini – ICSA/Unilab.
15h30 – Intervalo Interativo – exposições e mostra cultural.                      16h30 – Roda de Conversa “Cores de Aidê: o protagonismo feminino na arte de tocar tambor”. Mediadora: Dra. Tânia Welter – Integrante do Grupo Cores de Aidê.  Participação do Grupo de Jovens da Comunidade de Itapaí/Redenção.
17h30 – Encerramento com show da dupla Aline e Joyce – repertório de cantoras negras e reggae.

Cieg Dandara

O Cieg Dandara tem como objetivo dedicar-se aos estudos interdisciplinares das relações de gênero em interface com as relações étnico-raciais, no que tange a construção das subjetividades, das identidades, das memórias, das produções literárias, dos processos formativos, das práticas socioculturais e sociodiscursivas acerca das feminilidades e masculinidades, em uma perspectiva decolonial/pós-colonial e intercultural, além de propor e realizar ações na área de gênero e sexualidades na Unilab. A primeira reunião do grupo para planejamento de atividades aconteceu no último dia 23, na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape.

O Cieg Dandara conta com a participação direta de docentes e estudantes dos diversos cursos do Instituto de Humanidades, Instituto de Linguagens e Literatura e Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.