Grupo de estudos em Psicologia Afro-centrada e Educação começa reuniões no próximo dia 13

Data de publicação  07/02/2019, 14:56

O grupo de estudos em Psicologia Afro-centrada e Educação Sakhu Shet começará a se reunir neste mês de fevereiro. Os encontros ocorrem na sala de Conferência, Palmares 3, em Acarape/CE, nos dias 13 e 27 de fevereiro e 20 de março, das 15h30 às 17h30.

O grupo de estudos tem como objetivo o aprofundamento teórico da Psicologia Afro-centrada e as concepções teóricas já existentes, colocando em perspectiva a investigação de suas correlações epistemológicas com as ciências humanas e a Educação. Busca produzir conexões teóricas com essas áreas de conhecimento, na tentativa de produzir um corpo de conhecimentos mais consistente e situado na epistemologia “porteira de dentro” da cosmovisão africana.

Coordenado pelas professoras Geranilde Costa e Fátima Bertini, ambas do curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o grupo discutirá, nos próximos encontros, o livro Pretagogia, de Sandra Petit; a tese de doutorado de Geranilde Costa, sob o título “Pretagogia: construindo um referencial teórico-metodológico de matriz africana para a formação de professores/as”; e o texto “A noção de pessoa na África Negra”, de Hampâté Bâ.