Instituto de Linguagens e Literaturas da Unilab realiza o II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico

Data de publicação  11/02/2019, 12:52

Nos últimos dias 6 e 7 de fevereiro, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) sediou o II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico. O evento, cuja primeira edição ocorreu em 2016, na UFC, pretende-se firmar na agenda dos encontros linguísticos nacionais como espaço de interlocução entre pesquisadores e interessados em estudar as línguas na perspectiva dos usos.

Durante o primeiro dia de evento, realizaram-se duas mesas-redondas. A primeira delas, intitulada Funcionalismo: descrição, análise e ensino, contou com a presença dos professores doutores Pedro Henrique Praxedes Filho (Uece), Nadja Pessoa (UFC) e Fábio Torres (Unilab/ILL). A segunda mesa, intitulada Funcionalismo: discurso e cognição, contou com a presença dos doutores Márcia Nogueira (UFC), Leosmar da Silva (UFG), José Alber Uchoa e Léia de Menezes. Ambas as mesas foram mediadas por docentes da Unilab, respectivamente: Cássio Rúbio e Izabel Larissa Lucena.

A abertura oficial do Encontro contou com o talento dos discentes da Unilab que integram o Grupo Unisons. A comissão organizadora do evento aproveitou para agradecer o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), nas pessoas da pró-reitora, Rafaella Pessoa, e do produtor cultural, Luciano Morais.

Após a programação cultural, deu-se a Conferência Magna de Abertura, com o tema “Funcionalismo como base teórica da preparação de gramáticas”, realizada pela professora doutora Maria Helena Neves (Unesp/Mackenzie), autora da recém-lançada obra “A gramática do português revelada em textos”.

No dia 7 de fevereiro, realizaram-se quatro simpósios temáticos: Funcionalismo e Discurso I, Funcionalismo, Ensino e Variação, Funcionalismo e Discurso II, Funcionalismo e Cognição, nos quais 20 trabalhos foram apresentados.

À noite, o encerramento do evento contou com a conferência intitulada Linguística Funcional e ensino de gramática, ministrada pela professora doutora Maria Angélica da Cunha (UFRN/PPGEL), organizadora de obras de referência, tais quais Funcionalismo e Ensino de Gramática.

Durante todo o evento, contou-se com a participação da professora doutora Márcia Nogueira (UFC), coordenadora do Grupo de Estudos Funcionalistas da UFC. “Sua contribuição como docente, pesquisadora e orientadora de teses e dissertações na perspectiva funcionalista foi homenageada no evento”, ressaltam os membros da comissão organizadora, que também agradeceram aos estudantes da Unilab que atuaram como monitores do evento. “Uma equipe empenhada, que esteve na linha de frente do sucesso do II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico”, finalizam.