Aberta chamada para exposição coletiva “Os nossos artistas”

Data de publicação  12/02/2019, 09:48

“Os Nossos Artistas” é uma seleção de trabalhos que participarão de uma exposição coletiva de ideias, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no período de julho de 2019, realizada pelo projeto de extensão Cidadania e Interculturalidade Lusófona no Maciço de Baturité/CE, que promove um espaço de encontro, reflexão, debate, formulação de propostas e trocas. As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 9 de março.

Com a ideia de “Os Nossos Artistas” convidamos estudantes, técnicos, professores e comunidade em geral (profissionais, amadores, principiantes) para compartilhar suas ideias, opiniões e propostas em forma de imagens, esculturas, desenhos, gravuras, artesanatos  e/ou textos. O processo até a exposição contara com outro de formação dos artistas participantes dentro ou fora da Unilab, com profissionais da área, e contará ainda com uma certificação final dos participantes de 60H.

Para a exposição, os trabalhos serão impressos (em formato A4, p&b, em folhas de papel sulfite colorido) e colados nos muros externos /paredes internas da universidade, podendo ser em um dos três campi do Ceará; a exposição poderá ser reapresentada em outros espaços, e adaptada em função da melhor adequação aos novos contextos expositivos. Os trabalhos da exposição poderão ser vinculados a estratégias de divulgação e comunicação do evento (site, catálogo, convite, assessoria de imprensa e mídias sociais), sem que tragam nenhum tipo de ônus para a organização.

A autoria e os conteúdos dos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do participante, que exime aos organizadores da exposição de qualquer reclamação ou ação de direito autoral por terceiros. O ato de inscrição e a submissão dos trabalhos implica a aceitação das condições deste regulamento.

A exposição faz parte das atividades do projeto de extensão Cidadania e Interculturalidade Lusófona no Maciço de Baturité/CE e terá como curador o estudante e bolsista voluntario do projeto Paulo João Baptista Fungulane.

Sobre o projeto

Promovendo ações que envolvem música, dança, poesia, teatro, pintura, fotografia e mostras culturais, o projeto objetiva expor a cultura entendida como expressão simbólica, mas também como um vetor para o desenvolvimento e um direito à cidadania que visa à interação entre as mais variadas origens culturais dos países presentes na Unilab com a comunidade do Maciço de Baturité. O projeto tem como objetivo geral a busca de alternativas para o tratamento do fenômeno da interculturalidade e multiculturalidade presente no espaço educativo, através da promoção de processos educativos que possibilitem a igualdade social aos sujeitos envolvidos através da arte e cultura. O projeto é coordenado pelo professor doutor Carlos Subuhana e participam como bolsistas/voluntários Paulo Fungulane, Tamires Semedo e Jorge Mendes.