Curso de Pedagogia da Unilab promove debate, dia 27, sobre “Pretagogia: construindo um referencial teórico-metodológico de matriz africana para a formação de professores”

Data de publicação  07/03/2019, 14:25

No próximo dia 27, o Projeto “Em Tese: compartilhando saberes e percursos” promove a segunda atividade do ciclo de apresentações, a partir das 14h30, na Unidade Acadêmica dos Palmares, Bloco 2, 3º andar, sala 304, em Acarape/CE.

A segunda palestra tem a colaboração da professora e coordenadora do Curso de Pedagogia, Geranilde Costa e Silva, com a temática “Pretagogia: construindo um referencial teórico-metodológico de matriz africana para a formação de professores”.

As atividades do curso de Pedagogia, organizadas pelas professoras vinculadas ao Instituto de Humanidades (IH), Carolina Bernardo e Fatima Bertini, fazem parte do ciclo de apresentações que acontecerá durante todo o ano de 2019, mensalmente, nas últimas quarta-feira do mês, no período da tarde, entre os meses de Fevereiro a Dezembro, somando oito encontros de atividades com diferentes convidados e temáticas diversificadas de teses de doutorado e/ou de pós-doutorado dos  docentes do curso.

Acontecem em dois momentos: No primeiro, a exposição do conhecimento produzido nos quatro anos de formação; e no segundo momento, a exposição da trajetória acadêmica, vinculando assim, ensino e pesquisa e proporcionando a integração entre o corpo colegiado no entendimento de suas linhas de pesquisas.

O Projeto Em Tese busca promover entre docentes e discentes uma discussão formativa sobre pesquisa, pesquisa em educação, metodologia de pesquisa em educação, produção de conhecimento e percursos acadêmicos-científicos.

Um momento de diálogo entre pesquisadores e com a audiência de estudantes interessados e/ou curiosos pela carreira acadêmica ou para compreender os caminhos da produção  de conhecimento pelo quais seus professores passaram para a construção de uma vida acadêmica.

Essa atividade se constitui pela apresentação A ideia do projeto surgiu em reunião de planejamento a partir da necessidade de atender uma série de demandas da formação dos estudantes em curso. Futuras e futuros professores/pesquisadores frente aos seus projetos de TCC´S.

PROJETO EM TESE 2019 – CURSO DE PEDAGOGIA – DATAS

Professora/Professor

Tese

27/02/2019

Lucilene Rezende Alcanfor

Professor Thomaz Galhardo: produção, circulação e práticas de alfabetização e leitura – Séculos XIX e XX

27/03/2019

Geranilde Costa e Silva

Pretagogia: construindo um referencial teórico-metodológico de matriz africana para a formação de professores.

26/06/2019

Linconly Jesus Alencar Pereira

SEMEANDO POSSIBILIDADE NO SEMIÁRIDO POTIGUAR: a construção de um projeto contra hegemônico a partir da Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido desenvolvida pela LEDOC – UFERSA

31/07/2019

Luís Carlos Ferreira

A Educação Profissional de Nível Médio no contexto da hegemonia política presente no CEE RJ: contradições e controvérsias entre as autorizações dos cursos técnicos da saúde e os programas de formação dos trabalhadores do SUS.

28.08.2019

Jacqueline Da Silva Costa

Cor e Ensino Superior: trajetórias e identidades de estudantes negros da universidade do estado de Mato Grosso – UNEMAT

30.10.2019