Pesquisadores da Unilab conquistam prêmio internacional em Ciências Agrárias no III Cointer 2018
As pesquisas da Unilab estão alcançando outros continentes. A estudante do oitavo semestre do Curso de Bacharelado em Agronomia, vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Lisandra Rebouças Barros, apresentou e conquistou um prêmio internacional, ficando em primeiro lugar no eixo Agroecologia com a pesquisa: “Proposta de Criação de uma Estação Ecológica no Campus de uma Universidade Federal no Estado do Ceará”, no último evento do Congresso Internacional das Ciências Agrárias (Cointer – PDVAGRO 2018), em dezembro de 2018, realizado em João Pessoa/PB.
A pesquisa teve a orientação do Engenheiro Agrônomo e professor do IDR, Luís Gustavo Chaves da Silva, que avalia o resultado dos prêmios que mostram a proposta do trabalho caminha na linha de pesquisa promissora com desenvolvimento na conservação da biodiversidade.
“Fomos avaliados entre diversas áreas do conhecimento no campo das ciências agrárias e ser considerado o melhor trabalho no eixo da Agroecologia, dobra minha satisfação, pois o curso de agronomia da Unilab tem a vertente Agroecológica e funciona como incentivo ao trabalho de todos os colegas. Isso também pode nos ajudar nos processos de avaliação do curso junto ao MEC quanto a qualidade das atividades desenvolvidas”, esclareceu o mestre em Agronomia e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O evento realizado pelo Programa Internacional Despertando Vocações para Ciências Agrárias – PDVAGRO ocorreu entre os dias 8 e 13 de dezembro em João Pessoa, capital da Paraíba e teve o objetivo discutir os caminhos e perspectivas dos estudos na área das ciências agrárias; além de divulgar os conteúdos e resultados de pesquisas; estabelecer trocas de experiências entre docentes investigadores do Brasil e do exterior, contribuindo na formação dos estudantes e estimulando a geração de novas redes de cooperação multicêntricas. O congresso foi dividido nos seguintes eixos temáticos: Ciências Agrárias, Agroecologia, Sociologia Rural, Formação Agrícola, Educação do Campo, Saúde e Meio Ambiente, Agricultura, Administração e Economia Rural, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Tecnologia e Inovação, Engenharia de Pesca e suas Tecnologias, Agropecuária e suas Tecnologias.
O projeto é vinculado à Pró-reitoria de Relações Institucionais (Proinst), sendo de extrema importância para a unilab pois analisa impactos sociais, econômicos e ambientais que a criação de uma unidade de conservação de cunho federal trará para a universidade, além de fomentar a proposta de um curso de agronomia voltado para a agroecologia e demostrar a necessidade de incentivos voltados para a engenharia florestal.
Segundo Lisandra, “A participação em um evento desse porte, que vislumbra aprofundamentos em questões tão relevantes como o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a agricultura, foi extremamente enriquecedor, não só em minha formação acadêmica e profissional, como pessoal. Notar o comprometimento de tantos profissionais em tornar o meio ambiente em que estamos inseridos ecologicamente mais correto, sem perder a eficiência me faz ter esperança de que um dia homem e natureza convivam de maneira plena e equilibrada.”
Em 18 de julho de 2000 foi sancionada a Lei n.º 9.985 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Esta determina em seu texto a necessidade, da implantação e regularização de Unidades de Conservação (UC) por todo o território nacional, estabelecendo seu zoneamento e normas necessárias para gerir o uso de sua área e o manejo de seus recursos naturais. As UC representam uma estratégia importante para preservação da natureza, pois são refugos de fauna e flora, bem como manutenção de fatores ambientais essenciais a ecossistemas. Trata-se de um ecossistema que merece atenção em função da sua fragilidade ambiental, onde as principais ameaças observadas são a exploração irregular de madeira, produção de carvão vegetal, bem como, a pressão imobiliária, por residência e loteamentos próximos a universidade. Este estudo tem como objetivo propor a criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral – Estação Ecológica Auroras (ESECA) na área inserida no campus Auroras, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), localizado na cidade de Redenção, Estado do Ceará.
A conquista do 3º Lugar Geral, “nos dá visibilidade junto a comunidade científica das Ciências Agrárias no cenário internacional que é nossa vocação institucional, mostrando que mesmo em uma universidade jovem como a nossa podem ser desenvolvidas propostas de relevância cientifica. Sendo assim, como Docente desta universidade, fico feliz e orgulhoso com os reconhecimentos. O orientador do projeto e professor do IDR, Gustavo da Silva, que também agradeceu às entidades que apoiaram o projeto: Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará e C. Rolim Engenharia.