Unilab participa de atividades itinerantes da escola de Estudos Críticos

Data de publicação  26/03/2019, 11:09

Nesta sexta-feira (29), a partir das 15 horas, no auditório do Bloco Administrativo do Campus de Liberdade, em Redenção/CE, a temática sobre “Análise de Discurso Crítica” será ministrada pela professora Viviane Vieira.

O evento é gratuito e aberto à toda comunidade da Unilab,  independente da área de formação. A ação faz das atividades da Escola de Estudos Críticos que é um evento interinstitucional (intinerante), que conta com a colaboração inicial da Unilab, UFC, UECE, Mestrado Interdisciplinar de História e Letras (MIHL), Fafidan, UFC- Crateús e IFC de Fortaleza e Baturité.

A Unilab participará da primeira experiência de atividades itinerantes, divididas em quatro módulos. O segundo e o terceiro serão organizados pelo Grupo de Estudos Críticos em Discurso e Sociedade (ATMOS) da Unilab, representado pelas professoras do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Ana Paula Rabelo e Leidiane Tavares.

O primeiro será organizado pelo Grupo de estudos GEDIP da Universidade Federal do Ceará (UFC), representado pelas professoras Beatriz Alencar e Maria Clara e o último módulo será organizado pelo grupo GPADC, representado pelo professor Lucineudo Machado.

A Escola tem o objetivo de discutir a Análise de Discurso Crítica, fazendo-a dialogar com com temas em evidência também para profissionais de diferentes áreas, como História, Antropologia, Sociologia, Pedagogia, Comunicação, dentre outras.

Professores visitantes

Professora Viviane Vieira, Doutora e Mestra em Linguística/Linguagem e Sociedade pela Universidade de Brasília (UnB); Professora associada do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP/UnB), Viviane Resende (Doutora em Linguística (Linguagem e Sociedade) pela Universidade de Brasília (UnB); Pedro Henrique Praxedes, doutor em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE); e Bruno Deusdará, professor de Linguística do Instituto de Letras e nos Programas de Pós-graduação em Letras (área de Linguística) do ILE e em Letras e Linguística (PPLIN/FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Além deles, também foram convidados os seguintes professores: Adelaide Gonçalves (UFC), Fábio Sobral (UECE) e Izabelle Braz(UFC).

Intinerância

Os docentes vão participar de atividades em Fortaleza, Redenção, Quixadá, Limoeiro e Crateús.