Reestruturação da Proinst cria nova Coordenação de Seleção, Acolhimento e Acompanhamento (CSAA)

Data de publicação  29/03/2019, 15:28

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Proinst) foi reestruturada, através da Portaria do Gabinete da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) nº 113/2019, publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 13 de março de 2019, na composição da Coordenação de Seleção, Acolhimento e Acompanhamento (CSAA).

A Coordenação de Seleção, Acolhimento e Acompanhamento (CSAA/Proinst),  administrada por Carlos Andre  Moura Barros, ficará responsável por todo o Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros (PSEE/Unilab), a partir deste ano (PSEE 2019), já para a entrada no primeiro semestre do ano letivo 2019, conforme o Calendário Acadêmico da Unilab.

A proposta da reestruturação, além dos trabalhos com o PSEE, trouxe consigo o Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (Paie), antes coordenado pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae).

Segundo o Pró-Reitor da Proinst, professor Max César de Araújo, a reestruturação ocorreu devido a nova conotação dada a Proinst “tudo que for ações de cunho internacional, a Proinst terá como demanda”, afirmou o pró-reitor.

Após a mudança, a Proinst está trabalhando com duas frentes: o gerenciamento do PSEE e os demais projetos internacionais, como: o Projeto da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES), o Projeto “Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP”, entre outros.

“Estando tudo na Proinst, vai facilitar o andamento dos processos, que vão se resolvidos mais rapidamente, juntamente com o apoio técnico, dados e de informações das outras Pró-Reitorias”, declarou Max Araújo.

Os trabalhos continuam sendo realizados pela Comissão Permanente do Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros, com apoio das Pró-Reitorias (Proinst, Prograd e Propae), que trabalha desde a elaboração dos editais até a chegada dos estudantes. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) contribui com a disponibilidade das ofertas de vagas, a realização das matrículas e outras ações. Já a Propae colabora com a gerência dos auxílios e prestação dos serviços de assistência aos estudantes.

Conforme portarias nº 114 ao nº 117/2019, do Gabinete da Reitoria da Unilab, a nova CSAA é subdividida em: Seção de Acolhimento e Acompanhamento, sob a chefia do professor do Instituto de Humanidades e Letras (IHL/Unilab), Carlos Subuhana e a Seção de Seleção, por Isabelle de Araújo Soares.

Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros (PSEE)

O PSEE é um processo seletivo exclusivo da Unilab destinado preencher vagas em cursos de graduação presenciais, para candidatos nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Conforme o Edital Nº 001/2019, que trata do PSEE 2019:

Os Procedimentos do Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros da Unilab são acompanhados pelas seguintes instâncias:
a) Comissão Permanente do Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros;
b) Coordenação de Seleção, Acolhimento e Acompanhamento, da Pró-Reitoria de Relações Institucionais;
c) Comissões específicas, constituídas para as avaliações, por edição do certame;
d) Reitoria e Vice-Reitoria.

Serviços oferecidos pela Unilab na acolhida dos estudantes estrangeiros

O processo de acolhida dos estudantes internacionais é uma ação conjunta de várias Pró-Reitorias (Proinst, Prograd, Proad e Propae), tendo à frente a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae).

Matéria relacionada: Unilab se destaca pelas ações de ambientação e de apoio logístico na acolhida de calouros internacionais